scorecardresearch ghost pixel



Spam ou pessoa real: como descobrir quem ligou sem retornar a chamada?

Ao receber uma ligação de um número desconhecido, surge uma dúvida: quem será o responsável pela chamada? Descubra sem precisar retornar!



As chamadas de telemarketing têm se tornado uma verdadeira dor de cabeça para os brasileiros devido à alta frequência de ligações. Além disso, outro problema causado é a dificuldade de diferenciar uma ligação de telemarketing de uma ligação realmente importante feita por um número desconhecido. Porém, existem algumas saídas para descobrir qual a origem de uma ligação sem ser preciso retornar.

Veja também: Anatel joga balde de água fria na medida que proíbe ligação de 3 segundos

Alguns smartphones mais modernos possuem recursos nativos que identificam as chamadas, informando se é de um número real ou apenas spam. Além disso, aplicativos podem ser instalados tanto no sistema Android quanto iOS, como o TrueCaller. Eles utilizam um vasto banco de dados para informar se a ligação de um número desconhecido está associada a uma pessoa ou ao telemarketing.

Além disso, pesquisar o número desconhecido no Google pode ser uma opção para descobrir a origem. Existem sites que permitem consultas gratuitas a números de telefone, revelando detalhes sobre o número. Assim, ao buscar por informações como proprietário ou empresa associada ao número, é possível descobrir se a chamada recebida deve ser aceita ou recusada.

Bloqueio do número e prova do WhatsApp

Se o usuário identificou que o número se trata de telemarketing, uma das saídas mais eficazes é bloquear o número em questão. Com isso, é possível evitar futuras chamadas indesejadas, preservando a privacidade e evitando interrupções em momentos importantes. Outra opção é realizar a prova do WhatsApp.

Para isso, basta adicionar o número da ligação à lista de contatos, abrir o WhatsApp e verificar se existe alguma conta vinculada ao número. Com essa tática, é possível descobrir se o telefone é de alguma pessoa ou se foi realizada por uma empresa. Caso não exista nenhuma conta no mensageiro vinculada ao número em questão, há grande possibilidade dele ser ligado a uma empresa de telemarketing.

Por fim, identificar um número indesejado se tornou uma tarefa simples para o consumidor, que pode evitar futuros contatos insistentes. Explorando as ferramentas nativas e aplicativos de segurança, o usuário consegue manter sua privacidade e evitar receber ligações de golpistas ou de propagandas publicitárias.




Voltar ao topo

Deixe um comentário