scorecardresearch ghost pixel



Vai pegar a estrada no Carnaval? Evite carros fabricados antes de 2014

Será que é verdade ou boato da internet? Dica está relacionada a itens de segurança que não estão carros produzidos antes daquele ano.



O Carnaval vem aí! Por isso, muita gente já se planeja para pegar a estrada a partir da próxima sexta-feira (9). Mas vai aqui uma dica: se você pode, evite viajar com veículos fabricados antes de 2014. Você já ouviu tal afirmação? Nos últimos meses, várias matérias da internet trataram sobre o tema: mas, será que é verdade?

Leia ainda: Idosos podem comprar carros novos com desconto; veja como conseguir 

Afinal de contas, não é conversa, a afirmação faz sentido! Ainda mais para quem tem carro popular, uma vez que eles podem não ter dois equipamentos muito importantes.

A partir de 2014, a lei brasileira tornou obrigatória a presença de freio ABS e airbag como itens de segurança automotiva. Eles para evitar acidentes e reduzir danos, nessa ordem.

Se você faz parte do time que ainda não comprou e está pensando em adquirir um carro, é importante destacar que a sugestão não é universal, pois o ano de fabricação é um dos elementos-chave que impactam no valor de um automóvel. Mas, para aqueles que se encontram indecisos entre um veículo de 2013 e outro de 2015, essa orientação pode ser crucial na hora de “bater o martelo”.

A decisão não apenas cumpre uma obrigação legal, mas também desempenha um importante papel na prevenção e mitigação de acidentes, que frequentemente ocorrem nas estradas. É relevante notar que os incidentes rodoviários estão associados a lesões graves e um maior índice de fatalidades.

Freio ABS é questão de segurança

O sistema ABS (Sistema Antibloqueio de Freios) tem a função de impedir o travamento das rodas durante uma frenagem brusca. Em emergências, ao pisar firmemente no freio de um veículo sem ABS, as rodas podem bloquear, resultando em uma eficácia de frenagem reduzida.

Além disso, a preservação da capacidade de direção é outra vantagem crucial do sistema, pois as rodas não travadas mantêm a dirigibilidade, prevenindo acidentes em duas frentes.

Já os airbags, popularmente conhecidos como aquelas “bolsas de ar”, entram em ação quando o veículo experimenta uma desaceleração significativa, seguindo critérios que normalmente denotam a ocorrência de um acidente.

Itens de segurança obrigatórios a partir de 2024

Se a ideia é comprar um carro novo, a partir de 2024, entrou em vigor a exigência de novos dispositivos de segurança para veículos zero quilômetro. A partir de agora, todos os carros são obrigados a serem fabricados com recursos suplementares, como:

  • controle de estabilidade;
  • luzes diurnas;
  • indicadores de frenagem brusca;
  • repetidores de seta nos retrovisores ou para-lamas;
  • alerta de cinto de segurança no painel; e
  • teste de impacto lateral.

Vale lembrar que, conforme estabelecido pela Resolução 799 do Contran, para vans, ônibus e caminhões, a obrigatoriedade do controle de estabilidade entra em vigor apenas em 1º de janeiro de 2025.

*Foto em destaque: Dmitry Kalinovsky/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário