scorecardresearch ghost pixel



5º oceano pode estar caminho após movimentação de placas tectônicas

O que muitos duvidavam pode acontecer em breve. A formação de um novo oceano tende a se tornar realidade. Entenda mais.



Uma equipe internacional de cientistas está dedicando sua atenção minuciosa às complexas movimentações das placas tectônicas na região nordeste da África, especificamente onde se encontra o conhecido “chifre” do continente.

Veja também: Fim de um mistério de 200 anos! Ciência faz descoberta incrível sobre mineral

Segundo os pesquisadores, essas placas estão se separando ao longo de um processo que perdura há pelo menos 30 milhões de anos, tendo originado o Mar Vermelho e continuando a dividir o continente africano.

Os geólogos especulam que, num futuro distante, a África pode desvincular-se totalmente do Oriente Médio, resultando na possível formação de um novo oceano. Vale ressaltar que tais eventos geológicos de magnitude colossal demandam milhões de anos para se concretizarem.

Consequências da ruptura continental no oceano

Foto: Divulgação

Se eventualmente essa separação ocorrer, a criação de um novo oceano não apenas alteraria a configuração dos mapas mundiais, mas também transformaria a estrutura geológica global. Esse fenômeno acarretaria na emergência de novas áreas litorâneas e na segregação de massas de terra existentes.

A transformação traria impactos significativos, especialmente para países como Uganda e Zâmbia, que, atualmente sem acesso direto ao mar, veriam sua condição modificar-se com a formação de novas fronteiras marítimas.

Um evento geológico único em estudo

O caso das placas no nordeste africano proporciona uma oportunidade excepcional para a pesquisa das mudanças geológicas em nosso planeta. Christopher Moore, estudante de doutorado na Universidade de Leeds, que monitora essas movimentações, destacou a singularidade desse fenômeno em entrevista à NBC News.

“Este é o único lugar na Terra onde você pode estudar como uma fenda continental se torna uma fenda oceânica”, afirma o estudioso. A complexidade desse processo oferece insights valiosos sobre a dinâmica geológica única da região.

Ainda que a concretização desse novo oceano esteja longe no horizonte temporal, a observação atenta dessas transformações geológicas proporciona uma compreensão mais profunda da evolução contínua da Terra e seu impacto duradouro sobre as formas de vida e geografia do planeta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário