scorecardresearch ghost pixel



ALERTA vermelho! Tempestades podem causar sérios transtornos neste fim de semana

Segundo a previsão do tempo divulgada, o final de semana será de chuvas intensas com risco de transtornos em grande parte do país.



O outono chegou ao Brasil trazendo chuvas intensas em parte do país. Segundo a previsão do tempo, as tempestades irão marcar esta sexta-feira (22), principalmente no Sudeste. O Inmet divulgou um alerta vermelho para a região devido aos precipitados. Assim, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, podem sofrer graves consequências devido às fortes chuvas. O alerta segue até domingo (24).

Veja também: Páscoa está chegando: afinal, Sexta-feira Santa é feriado? Veja quem folga

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as chuvas acontecerão devido à atuação de uma frente fria que se desloca pelo Brasil e deverá chegar em São Paulo nesta sexta-feira (22). Com isso, os acumulados poderão ser maiores que 100 mm em 24 horas e superiores a 200 mm nos próximos dias.

Conforme divulgado pela previsão do tempo, os acumulados de chuva com altos volumes poderão ocorrer desde o litoral norte de São Paulo, passando por todo estado do Rio de Janeiro e a Zona da Mara de Minas Gerais, até chegar ao sul do Espírito Santo. No Rio Grande do Sul, a aproximação de um sistema frontal tem causado ventos com velocidade superior a 140 km/h, além de chuvas volumosas.

Chuvas intensas podem causar transtornos

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) divulgou um alerta devido ao risco de deslizamento de terras e outras graves consequências das fortes chuvas. “O volume de referência é de 100 mm e tem potencial para causar desastres”, afirmou o CEMADEN. Dessa forma, há previsão para chuvas superiores a 200 milímetros neste sábado (23).

No entanto, a situação será ainda mais perigosa no Rio de Janeiro, com as previsões de chuva para a tarde e noite desta sexta-feira (22). Assim, o destaque de atenção vai para a região serrana, região metropolitana e região da Costa Verde, onde há maior chance de deslizamentos.

Por fim, as chuvas acontecerão rapidamente em São Paulo. Porém, os volumes serão o suficiente para causar transbordamento de córregos e pontuais deslizamentos de terra. O ponto de atenção vai para uma possível interdição da Rodovia Oswaldo Cruz e a Rodovia dos Tamoios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário