Em especial, os nomes compostos têm uma longa tradição no Brasil, frequentemente atravessando gerações com sua popularidade e significados dos mais variados. Caso você esteja pensando em colocar um nome composto em seu bebê, é do seu interesse conhecer alguns dos mais populares.
Veja também: Paciência é uma virtude! 3 signos que não perdem a cabeça tão fácil
Conforme os levantamentos do BabyCenter, uma plataforma de referência em questões relacionadas à gestação, educação parental e bebês, alguns nomes compostos se destacam por sua constante escolha pelos pais na hora de registrar seus filhos.
Os nomes compostos de meninos e meninas mais populares no Brasil
Para os meninos, nomes como Luiz Felipe, João Miguel, Pedro Henrique, e Arthur Gabriel, entre outros, mostram a preferência por combinações que mesclam nomes tradicionais com outros que têm ganhado popularidade ao longo dos anos. Para as meninas, a prevalência de nomes como Maria Alice, Ana Clara, e Ana Beatriz, ressalta a continuidade do uso de nomes bíblicos e clássicos, como Ana e Maria, que são associados a figuras importantes na religião cristã e são vistos como elegantes e atemporais.
Lista com os nomes compostos de meninos mais populares:
- Luiz Felipe
- João Miguel
- Pedro Henrique
- João Vitor
- Arthur Miguel
- João Guilherme Davi Lucas
- Enzo Gabriel
- João Pedro
- Arthur Gabriel
Nomes compostos preferidos para as meninas:
- Maria Alice
- Maria Liz
- Maria Clara
- Ana Clara
- Maria Vitória
- Ana Liz
- Ana Beatriz
- Ana Laura
- Ana Julia
- Ana Luísa
E quais as tendências para o ano de 2024?
Além disso, as tendências para 2024 apontam para uma preferência por nomes que sejam fáceis de pronunciar e carreguem significados positivos, refletindo uma busca por identidades que transmitam positividade e fluidez na comunicação.
A crescente busca por nomes de origens estrangeiras também indica uma apreciação pela diversidade cultural e um desejo de conectar-se com diferentes tradições e línguas ao redor do mundo, buscando singularidade e um certo exotismo. Sobretudo, essas tendências e preferências nos nomes compostos ilustram não apenas escolhas pessoais dos pais, mas também refletem mudanças culturais e sociais mais amplas na sociedade brasileira.