scorecardresearch ghost pixel



BPC LIBERADO! INSS fará mutirão de perícia médica em março; veja onde

O INSS está realizando um mutirão de perícia médica para diminuir a fila de espera do BPC e liberar o pagamento de milhares de benefícios.



O Ministério da Previdência Social está realizando um mutirão do INSS para a realização de perícia médica dos cidadãos que solicitaram o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A perícia será realizada até o dia 28 de março nas cidades de Santa Maria da Boa Vista e Salgueiro, no sertão de Pernambuco.

Veja também: Saiba como conseguir um benefício do INSS sem perícia médica

Durante o mutirão, serão atendidas pessoas com deficiência que solicitaram o benefício e que aguardam pela realização da perícia médica. A iniciativa é parte de um grande mutirão realizado pelo Governo em todo o Nordeste, visando acelerar o processo de concessão do benefício. No momento, a prioridade tem sido os municípios do interior e do sertão nordestino.

Dessa forma, os mutirões integram o Programa de Enfrentamento à Fila do BPC no Nordeste, realizado pela atuação do Ministério da Previdência em conjunto com o Instituto do Seguro Social (INSS). As ações têm o objetivo de combater a grande fila da providência social para a concessão de benefícios da Previdência.

Quem pode participar do Mutirão do INSS?

Para participar do mutirão, é necessário ter solicitado o repasse do BPC e estar aguardando a perícia médica para a concessão do benefício. Nesse caso, o BPC pode ser solicitado pelos cidadãos que se enquadrem nos seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter nacionalidade portuguesa, desde que comprove residir no Brasil;
  • Ter, no mínimo, 65 anos;
  • Para menores de 65 anos, será necessário comprovar deficiência;
  • Estar com cadastro atualizado no CadÚnico há menos de dois anos;
  • Não receber outro benefício do INSS;
  • Possuir tenda familiar de até 1/4 do salário mínimo (R$ 353) por pessoa.

Os interessados em participarem do mutirão devem acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e agendar a perícia médica no mutirão. O agendamento poderá ser realizado também por meio da central telefônica do INSS, pelo número 135. Por fim, além das cidades de Santa Maria da Boa Vista e Salgueiro, o mutirão do INSS irá ocorrer também em municípios de todos os nove estados nordestinos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário