Brasileiros com pendências no CPF não podem tirar nova CIN; veja o que fazer

Por determinar o CPF como único identificador do cidadão brasileiro, a CIN só poderá ser emitida caso não tenha irregularidades no mesmo.



A Carteira de Identidade Nacional (CIN) passou a estabelecer o número do CPF como único número de identificação do brasileiro. Com ele, o número do Registro Geral (RG) cai em desuso, visto que os novos documentos não contam com esse registro. No entanto, para conseguir ter a CIN, o cidadão deve estar em dia com suas obrigatoriedades com a Receita Federal.

Veja também: Você precisa declarar o Imposto de Renda 2024? Robô da Receita pode dizer

Segundo o alerta divulgado pelo Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas na última quinta-feira (14), caso o cidadão tenha algum conflito de informações biográficas com o banco de dados do CPF, o sistema não irá permitir a emissão de um novo documento.

No entanto, muitos cidadãos descobrem essa informação somente na hora de realizar o pedido da CIN. Qualquer informação incorreta ou incompleta, como troca de nome e sobrenome, suspensão ou cancelamento do CPF, deverá ser regularizada na Receita Federal antes de solicitar o novo documento.

Como regularizar o CPF?

Caso seja necessário regularizar o CPF, o cidadão poderá realizar o procedimento pelo site da Receita Federal, clicando em “Meu CPF”. Em seguida, basta selecionar a opção de “Consultar CPF” e preencher as informações solicitadas. Com isso, o sistema irá informar se o CPF está regular, pendente de regularização, titular falecido, documento cancelado ou suspenso.

Se for necessário atualizar as informações, o cidadãos poderá escolher na mesma página a opção “Atualizar CPF”. Na próxima página, basta clicar em “Etapas para a realização deste serviço”, na qual irão aparecer as opções de canais de prestação para atualizar ou regularizar o documento. Após a solicitação, basta acompanhar o processamento do pedido no site.

Por meio do portal da Receita Federal, será possível consultar também pendências de regularização, como a ausência da entrega da Declaração do Imposto de Renda, CPF duplicado ou cancelado. Se o cidadão optar pelo atendimento presencial da Receita, será necessário buscar por um dos locais de atendimento do Fisco para atualizar os dados do CPF.




Voltar ao topo

Deixe um comentário