scorecardresearch ghost pixel



O que a Receita Federal sabe sobre você? Confira como descobrir

Usando bancos de dados de diferentes fontes, a autarquia do governo pode obter uma série de informações relevantes sobre o contribuinte.



A Receita Federal é a autarquia do governo que tem entre suas responsabilidades a administração dos tributos federais. O órgão tem o papel de estabelecer obrigações tributárias acessórias, inclusive disciplinar a entrega de declarações, como a do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Leia mais: Livre estou: quem está isento do Imposto de Renda em 2024?

Devido à sua importância para o país, a Receita Federal possui acesso a uma série de informações sobre os contribuintes, sobretudo sobre as movimentações de sua vida financeira. Esse pacote é reunido por meio do banco de dados de diversas instituições, órgãos e entidades públicos e privados.

Como descobrir o que a Receita sabe sobre você?

O contribuinte que deseja saber quais informações relevantes sobre suas finanças estão disponíveis para o órgão, incluindo se existe alguma dívida federal ativa em seu nome, pode acessar o Portal e-CAC no site da Receita. O login é feito com uma conta Gov.br.

Após conectado no sistema, é possível gerar certidões, baixar as declarações de Imposto de Renda antigas, conferir de quem você recebeu no ano selecionado, além de aproveitar uma série de outros serviços. Uma das opções mais úteis é consultar suas pendências para se regularizar com mais facilidade.

O portal também oferece opções para conferir valores em atraso e informações sobre a restituição do IR, bem como recursos para download de cópias de documentos, geração de Darf, alteração de conta bancária para débito automático e mais.

Todos os serviços disponíveis no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) são confiáveis, uma vez que a plataforma está ligada à Receita Federal. A lista completa de recursos oferecidos no portal às pessoas físicas e jurídicas pode ser consultada aqui.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário