scorecardresearch ghost pixel



Calor voltando com tudo? 5 dicas para se refrescar sem ar-condicionado

Não sofra tanto com o calor! Siga estas 5 dicas para você conseguir lidar melhor com o clima, mesmo sem ter ar-condicionado.



Ninguém merece sofrer com as altas temperaturas. Para driblar o calor, recorremos a diversos produtos, como o ar-condicionado. Contudo, por ser um aparelho caro, não são todos que conseguem manter um aparelho do tipo na residência.

Veja também: Ar-condicionado com ventilador funciona? ‘Gambiarra’ pode dar certo

Felizmente, existem alternativas sem custos ou baratas, as quais são igualmente úteis para que o calor não seja sentido tão intensamente. Analogamente, alguns hábitos também podem ajudar.

1. Faça da ventilação sua amiga

É impossível falar de estratégias para driblar o calor sem falar da ventilação. Trata-se de uma estratégia fundamental para controlar a temperatura interna da casa. Sua residência só estará confortável em dias de calor se o processo de ventilação for adequado.

Primeiramente, os ventiladores, eletrodomésticos mais baratos em comparação ao ar-condicionado, ajudam a circular o ar nos cômodos, além de evitar que o calor se acumule dentro da sua residência.

Ademais, ainda falando dos ventiladores, consoante uma publicação da CNN health, é aconselhado colocar esses eletrodomésticos voltados para fora das janelas dos cômodos onde você passa o tempo para soprar o ar quente e substituí-lo por ar frio interno. Essa dica pode ser ainda mais eficiente em ambientes menores.

Durante o período da noite, quando o intenso calor da manhã e da tarde já tiver passado, busque abrir as janelas para trazer um pouco mais de ar fresco para dentro.

2. Feche cortinas em horários de maior incidência solar

Durante as horas de maior incidência solar, busque manter cortinas e persianas fechadas. Conforme a mesma publicação CNN, é ressaltado que a prática ajuda a evitar que o sol entre diretamente na casa e aqueça o interior. A dica é útil supondo que suas janelas estão voltadas para a direção do sol.

3. Tenha plantas que refrescam a sua casa

Além de deixar o ambiente mais elegante, algumas espécies de plantas são conhecidas por ajudar a aliviar a temperatura em casa. Conheça algumas espécies:

  • Samambaia;
  • Lavanda, manjericão e alecrim;
  • Filodendros;
  • Zamioculca;
  • Clorofito.
Zamioculca
Zamiolculca (Foto: Elena Shashkina/Shutterstock)

4. Recorra aos panos frios ou sacos de gelo para aliviar o calor

Ainda de acordo com uma publicação da CNN health, é aconselhável colocar um pano frio ou sacos de gelo nos pulsos, ou em volta ao pescoço para resfriar o corpo. Sobretudo, é ressaltado que esses pontos de pulsação são áreas onde os vasos sanguíneos ficam próximos à pele, para que você possa esfriar rapidamente.

5. Utilize lâmpadas LED

Uma dica pouco citada quando o tema é driblar o calor são as lâmpadas. Em particular, as lâmpadas incandescentes geram uma temperatura maior se comparada com as lâmpadas LED. Portanto, é preferível o modelo LED, se possível.

Por mais que não seja uma opção tão eficiente como as citadas, a utilização de lâmpadas energeticamente eficazes pode ajudar a manter o ambiente um pouco mais fresco.

Por fim, busque aplicar as dicas acima para conseguir lidar melhor com o calor. Procure também cuidar da sua hidratação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário