scorecardresearch ghost pixel



‘Carne verde’: qual é o jeito certo de consumir a ora-pro-nóbis?

Fonte surpreendente de proteína, a planta oferece diversas formas de consumo. Ela pode ser uma aliada de sua saúde; Entenda.



O reino vegetal guarda alimentos repletos de sabores e que são verdadeiros aliados de sua saúde. É o caso, por exemplo, da ora-pro-nóbis. Não é à toa que a planta é conhecida como “carne verde”, afinal, ela possui folhas que contém cerca de 22% de proteína na matéria seca. Com nome científico pomposo (Pereskia aculeata miller), a ora-pro-nóbis é extremamente versátil na hora do preparo.

Leia mais: Faz mal consumir as folhas da ora-pro-nóbis cruas? Veja o jeito certo de prepará-las

Isso porque, o seu consumo pode ocorrer a partir das folhas refogadas ou mesmo em saladas e outros preparos. O seu aproveitamento é total: come-se o caule, o broto, folhas e flores.

Cultivo

Antes de se descobrir que a planta é uma fonte riquíssima de proteína, o uso da ora-pro-nóbis era como cerca viva. Seu cultivo é simples, portanto, basta um vaso grande ou mesmo um canteiro para plantar uma mudinha e ter em casa. Afinal, ela se adapta bem a diferentes condições de luz e solo.

Outras formas de consumo

Além de comer as folhas frescas, também é possível processar a planta para fazer farinhas que podem complementar os mais diversos preparos. Igualmente, os seus frutos rendem deliciosas geleias, sucos e compotas.

Por ser tão versátil, a ora-pro-nóbis está disponível para compra nas mais diferentes formas: fresca, desidratada ou mesmo já em forma de farinha. Para encontrar, basta buscar em lojas de produtos naturais, nas feiras livres ou mesmo cultivar em casa. Assim, é possível diversificar a alimentação, somando em saúde.

Para uma vida saudável

Hoje já se sabe que a ora-pro-nóbis é um complemento perfeito de nutrientes para quem busca uma alimentação balanceada. Isso porque ela é rica em minerais, proteínas e até mesmo vitaminas.

No entanto, até hoje não há registros das quantidades ideais de consumo diário da planta. Portanto, tenha bom-senso e faça uso da planta com moderação. É claro que ela pode – e deve! fazer parte da rotina alimentar de sua família. Mas lembre-se: uma alimentação equilibrada tem como fonte de nutrientes diversos tipos de alimentos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário