scorecardresearch ghost pixel



Evite consumir a ora-pro-nóbis crua: veja o melhor jeito de consumi-la

Conheça os benefícios da ora-pro-nóbis, uma PANC, e por que não consumi-la crua. Aprenda as melhores formas de prepará-la de maneira saudável!



A ora-pro-nóbis (Pereskia grandifolia), uma planta tropical conhecida por sua abundância de nutrientes e valor culinário, está sendo destacada como uma opção promissora para uma alimentação saudável.

Veja também: 5 segredos e 1 truque para se livrar das baratas usando plantas

No entanto, especialistas alertam para os perigos associados ao consumo cru dessa Planta Alimentícia Não Convencional (PANC). Isso porque, embora as folhas da ora-pro-nóbis sejam ricas em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, a presença de oxalato na planta pode representar um risco à saúde quando consumida crua.

Oxalato e pedras nos rins

O oxalato, uma substância natural encontrada em muitas plantas, pode se ligar ao cálcio, formando cristais insolúveis que potencialmente contribuem para a formação de pedras nos rins em algumas pessoas.

Métodos de cocção recomendados

Para mitigar esses riscos, os especialistas recomendam métodos de cocção adequados. Cozinhar ou refogar a planta são práticas eficazes para reduzir os níveis de oxalato, tornando-a mais segura para o consumo. Dessa maneira, isso não só diminui os potenciais efeitos adversos à saúde, mas também realça o sabor e a textura das folhas.

Cultivo e cuidados da ora-pro-nóbis

  • Clima e solo: a ora-pro-nóbis prefere climas tropicais ou subtropicais e prospera em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Ela pode crescer tanto em sol pleno quanto em locais parcialmente sombreados.
  • Plantio: pode ser propagada por sementes ou por estacas. As estacas são mais comumente usadas, por serem mais fáceis e rápidas de enraizar. Elas devem ser plantadas em covas preparadas com composto orgânico e espaçadas cerca de 50 centímetros de distância umas das outras.
  • Rega: a ora-pro-nóbis precisa de rega regular, especialmente durante períodos de seca. No entanto, é importante evitar o encharcamento do solo, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes.
  • Adubação: é recomendado adubar a planta a cada três meses com um fertilizante orgânico rico em nutrientes. Isso ajuda a promover um crescimento saudável e vigoroso.
  • Poda: a poda regular ajuda a promover o crescimento compacto e a ramificação da planta. Também pode ajudar a controlar seu tamanho, especialmente se estiver sendo cultivada em um espaço limitado.
  • Proteção contra pragas e doenças: a ora-pro-nóbis é geralmente resistente a pragas e doenças, mas pode ser afetada por cochonilhas e ácaros. A aplicação de óleo de nim ou de sabão inseticida pode ajudar a controlar essas infestações.
  • Colheita: as folhas da ora-pro-nóbis podem ser colhidas quando a planta atinge cerca de 1 metro de altura. Elas são colhidas manualmente, preferencialmente pela manhã, e podem ser consumidas frescas ou secas para uso posterior.

Os benefícios da ora-pro-nóbis

Apesar dos cuidados necessários, a ora-pro-nóbis oferece uma série de benefícios à saúde quando preparada corretamente. Seus nutrientes essenciais, incluindo vitamina C, ferro, cálcio e fibras, podem contribuir para uma dieta equilibrada e promover a saúde digestiva, imunológica e óssea.

Receitas com ora-pro-nóbis

Há várias maneiras deliciosas de incorporar a ora-pro-nóbis em sua dieta, desde sopas e refogados até omeletes e massas. Com um pouco de criatividade na cozinha e atenção ao preparo adequado, a ora-pro-nóbis pode se tornar uma adição saborosa e nutritiva às suas refeições diárias, garantindo, ao mesmo tempo, a segurança do consumidor.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário