A lista de empresas que estão encerrando suas operações no Brasil está crescendo a cada semana. Desta vez, o grupo espanhol Dia anunciou que irá fechar lojas em todo o país. Ao todo, serão 343 supermercados fechados, além de três centros de distribuição. O número de lojas da empresa equivale ao dobro das 159 lojas da Americanas fechadas no país, em crise financeira desde janeiro de 2023.
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Contudo, elas não foram as únicas empresas a anunciarem a redução de suas estruturas físicas. Além delas, o Carrefour fechou 123 supermercados, enquanto a Lojas Marisa encerrou a operação de 91 estabelecimentos. Outra empresa afetada pela medida de redução de operações está também a Casas Bahia, que determinou o fechamento de 38 lojas té o terceiro trimestre de 2023.
Por mais que todas as empresas estejam inseridas no setor de varejo, o fechamento das lojas ocorre por diferentes motivos. Dentre os motivos comuns apresentados pelas empresas, está o avanço da inadimplência dos consumidores, o surto inflacionário, a pandemia e o aperto das contas das empresas.
Motivações para o encerramento de operações
No caso da rede Dia, a espanhola entrou com um pedido de recuperação judicial nesta quinta-feira (21), afirmando “persistentes resultados negativos” após 23 anos de atuação no Brasil. Ao todo, a dívida estimada da empresa é de R$ 1 bilhão. A recuperação judicial faz parte também do processo de redução de operações da Americanas, que surgiu após uma fraude contábil de R$ 25,2 bilhões.
Em relação ao Carrefour, o fechamento de 123 unidades foi realizado sob a justificativa de um prejuízo de R$ 565 milhões no quarto trimestre de 2024. Assim, a rede informou que as lojas fechadas não eram rentáveis o suficiente para permanecerem em operação. Já a Marisa e a Casas Bahia passam por um processo de reestruturação.
Na última semana, a Marisa divulgou um prévia dos resultados do quarto trimestre do ano, apresentando uma queda de 28% nas vendas. No último relatório contábil disponibilizado pela Casas Bahia, a empresa anunciou um prejuízo de R$ 836 milhões, referente a um aumento de 311% em comparação ao mesmo período de 2022.