scorecardresearch ghost pixel



Câncer e diabetes: cuidado ao comprar ESTES alimentos no supermercado

Presentes em nosso cotidiano, é de suma importância conhecer os riscos envolvendo os ultraprocessados. Saiba mais sobre eles.



Por vezes, podemos estar comendo algo que não temos total consciência sobre os seus malefícios. Nomeadamente, um grupo de alimentos se destaca negativamente como sendo um grande vilão para nossa saúde: os ultraprocessados.

Veja também: 4 superalimentos que muita gente não vive sem, mas que podem fazer mal

Eles fazem parte de uma categoria comumente consumida por parte da população. Afinal, eles não são difíceis de serem encontrados. Contudo, eles são ainda mais nocivos do que podem aparentar.

O que são os alimentos ultraprocessados e seus riscos?

Sorvetes, biscoitos, geleias, salsichas, chocolates, molhos, temperos instantâneos, refrigerantes, pizzas, hambúrgueres são alguns dos alimentos que figuram na lista dos ultraprocessados, consoante publicação da Fundação Estatal de Saúde de Niterói.

Como o nome entrega, os ultraprocessados são aqueles alimentos que passam por diversos processos e técnicas industriais. Eles se destacam pela existência de elementos que podem ser nocivos para nosso organismo, como o excesso de sódio, gordura e açúcares.

Novamente, eles são alimentos recorrentes no cotidiano. O preço cobrado por eles e sua praticidade podem ser atrativos, assim como o prazer que eles transmitem durante o consumo. No entanto, sua frequência nas mesas brasileiras não impede que eles sejam inimigos da saúde.

Uma dieta rica em alimentos ultraprocessados é associada com riscos elevados de síndrome metabólica, diabete tipo 2 e determinados tipos de cânceres, como o de mama, próstata, pâncreas e colorretal.

Além do mais, o consumo em excesso de ultraprocessados também está associado ao favorecimento do desenvolvimento de hipertensão e obesidade.

Existe uma recomendação de uma quantidade exata?

Para embutidos como presunto, linguiça, salsicha e bacon, a recomendação é de que sejam consumidos até 500g semanalmente.

Por outro lado, para outros alimentos, como refrigerantes, lasanhas e salgadinhos, a recomendação geral é de que eles devem ser consumidos em quantidades controlados. É aconselhado que os consumidores reduzem ao máximo esses comestíveis.

Consulte um nutricionista

Por fim, vale ressaltar a importância de consultar um profissional para verificar sua alimentação. Em especial, esses especialistas irão fazer recomendações ajustadas com sua realidade e em conformidade com os seus objetivos.

Acima de tudo, o plano de alimentação oferecido será visando sua saúde e bem-estar. Certifique-se de consultar regularmente um especialista. Sua vida pode ser prolongada.

*Com informações de Metrópoles




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário