Dia 08 de abril. Esta é a data do próximo eclipse solar total. Quem estiver na América do Norte conseguirá acompanhar o fenômeno que é quando a Lua, a Terra e o Sol ficam completamente alinhados. Isso faz com que os raios solares fiquem bloqueados por alguns minutos.
Leia mais: Quando será o próximo eclipse? Confira o calendário astronômico 2024
Contudo, esse eclipse guarda uma característica diferente dos últimos dessa categoria. Isso porque, ele vai durar cerca de dois minutos a mais e terá uma coroa solar (a camada mais externa) mais visível. Vale lembrar que o último eclipse solar total ocorreu em 2017 e o próximo, será só em 2044.
Brasil
Mesmo que o fenômeno não seja desta vez visível no Brasil, os apaixonados por astronomia podem acompanhar o eclipse por meio dos canais oficias como, por exemplo, as redes sociais da Nasa.
Portanto, os que desejarem se programar e acompanhar o eclipse, ele se tornará visível às 16h (horário de Brasília), na costa do México. O fenômeno se encerra às 17h (horário de Brasília), na costa Atlântica do Canadá. Nesse sentido, a Nasa também disponibilizou uma tabela com os momentos em que o eclipse será visível em cada parte dos Estados Unidos.
A Nasa tem expectativas em relação ao número de estadunidenses que assistirão ao fenômeno que ocorrerá no próximo mês. Até porque, o caminho que o eclipse percorrerá engloba diferentes cidades densamente povoadas. Na prática, o eclipse poderá ser visto em praticamente todos os Estados Unidos. A expectativa é de 31,6 milhões de pessoas vejam o fenômeno de forma total. Em 2017, esse número foi na casa dos 12 milhões.
Eclipse solar
Os eclipses ocorrem quando um objeto no espaço, como um planeta ou Lua, passa pela sombra de outro corpo celeste. Na Terra, é possível acompanhar eclipses lunares e solares. No caso do solar, ele ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, impedindo que a luz atinja alguns pontos do planeta. Isso faz com que o dia fique tão escuro quanto a noite.
Proteção
Em casos de eclipse, nunca olhe diretamente para o sol sem os equipamentos adequados. Tal ação pode gerar graves lesões nos olhos. Da mesma forma, não se recomenda ver o fenômeno por meio de lentes de câmera, binóculos ou mesmo telescópios sem os filtros adequados.
O ideal é usar lentes com padrão ISO 12312-2, que não estão presentes nos óculos de sol normais. Portanto, o seu óculos de sol não é adequado para observar o fenômeno. Caso não tenha acesso à lente, uma forma segura de assistir o eclipse é por meio de transmissões online.
Nasa
Os que desejarem acompanhar o fenômeno, poderão acessar ao streaming gratuito da Nasa, seja pelo site da agência ou aplicativo entre as 16h e 17h (horário de Brasília) do dia 08 de abril.
Por fim, a Nasa também fará a cobertura ao vivo em suas contas no Facebook, X, YouTube e Twitch, além de publicar imagens do eclipse feitas em telescópios no canal da NASA TV e no YouTube.