scorecardresearch ghost pixel



5 segredos e 1 truque para se livrar das baratas usando plantas

Plantas aliadas contra baratas: 6 estratégias infalíveis para manter sua casa livre desses insetos indesejados; aprenda como fazer hoje.



Baratas, esses insetos invasores que causam desconforto e repulsa, são visitantes indesejados em muitos lares. Contudo, para aqueles que desejam evitar o uso de produtos químicos agressivos, a solução pode estar mais próxima do que se imagina. Está nas plantas, mas não em qualquer uma.

Veja também: Casa cheirosa 24 horas por dia! 4 plantas cumprem esse papel perfeitamente

Esses seres verdes não apenas embelezam nosso espaço, mas também desempenham um papel fundamental como repelentes naturais.

1. Lavanda: perfume que afasta baratas

baratas
Foto: NoName_13/Pixabay

A lavanda, conhecida por seu aroma agradável, não só proporciona um toque de frescor ao ambiente, mas também afasta as baratas. Plante-a em vasos próximos a janelas e portas para criar uma barreira natural. Ademais, a essência da lavanda atua como um eficaz repelente, mantendo esses insetos indesejados à distância.

2. Hortelã: um cheiro refrescante e desagradável para baratas

Foto: Mirojak75 / Getty Images

Hortelã, além de tempero delicioso, é uma poderosa arma contra baratas. Plante-a em locais estratégicos, como na cozinha e próximo a ralos. Seu aroma refrescante para nós, humanos, é, paradoxalmente, desagradável para as pragas. Dessa forma, você mantém sua casa livre desses intrusos indesejados.

3. Citronela: o poderoso escudo natural

baratas
Foto: Canva Pro

A citronela, conhecida por afastar mosquitos, também é uma aliada contra baratas. Sua fragrância intensa age como um escudo natural, inibindo a presença desses insetos. Plante citronela em áreas externas, como varandas e jardins, para criar uma barreira protetora eficaz.

4. Alecrim: a planta multifuncional para afastar baratas

baratas
Foto: Mizina / Getty Images

O alecrim, além de adicionar sabor a pratos culinários, desempenha um papel vital como repelente de baratas. Seu aroma penetrante age como um dissuasor natural. Cultive alecrim em vasos e coloque-os em pontos estratégicos, como a entrada principal da casa. Desta forma, você transforma sua planta de tempero em uma defesa natural.

5. Manjericão: a fragrância que repele baratas

Foto: Elena Photo / Canva Pro

O manjericão, conhecido por sua aplicação na culinária, também é eficaz contra baratas. Plante-o em locais ensolarados e próximos a áreas propensas à infestação. Além do sabor irresistível em receitas, o manjericão emite uma fragrância que os insetos detestam. Uma dupla funcionalidade que eleva o valor dessa planta em sua batalha contra esses insetos indesejados.

Cânfora: um toque vintage e repelente

Foto: Rupendra Singht Rawat / Getty Images

A cânfora, planta tradicionalmente associada a aromas vintage, é uma opção eficaz para afastar baratas. Plante-a em vasos estrategicamente colocados, principalmente em áreas com alta incidência desses insetos. O odor característico da cânfora age como uma barreira, impedindo a entrada e estabelecimento dos insetos em sua casa.

Em suma, as plantas não apenas decoram nosso ambiente, mas também desempenham um papel crucial na manutenção de nossos lares livres de baratas, de maneira natural e sustentável.

Ao cultivar lavanda, hortelã, citronela, alecrim, manjericão e cânfora, você estará investindo não apenas na estética, mas também na proteção de sua casa contra invasores indesejados. Portanto, que essas plantas se tornem suas aliadas na busca por um lar seguro e livre de pragas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário