Faturamento de R$ 1 milhão: saiba como abrir uma franquia dos Correios

Com três editais abertos, o Correios está ofertando a oportunidade de empresários se tornarem franqueados da estatal.



Muitos brasileiros não sabem, mas o Correios está entre as 50 maiores redes de franquia do Brasil, segundo o ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ao contrário de franquias tradicionais, para ter uma Loja de Correios Franqueada (LCF) é necessário passar pelo processo licitatório. Atualmente, há três editais de licitação abertos para os interessados em se tornarem donos de uma franquia da estatal.

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Segundo dados apresentados pelo Correios, o faturamento médio anual da LCF pode chegar a R$ 1 milhão, com lucro médio anual de R$ 205 mil. A estatal afirma que este lucro acontecerá no sétimo ano de contrato. Contudo, o valor de faturamento e lucro dependem do desempenho do franqueado, relacionado principalmente no atendimento dos serviços de encomenda.

Atualmente, o Correios conta com 10.660 unidades de atendimento no Brasil, sendo 5.945 lojas próprias, 953 agências franqueadas e 3.762 pontos de atendimento comunitário. Além disso, há 69 pontos de coleta em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Por ser uma marca forte, as filiais do Correios são uma boa opção para quem deseja investir em uma franquia neste ano de 2024.

Como abrir uma franquia do Correios?

Em fevereiro, o Correios abriu três editais de licitação para as LCFs. As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma: quatro lojas em Brasília (DF), uma loja em Porto Alegre (RS) e uma loja em Maringá (PR). As propostas podem ser enviadas até as 09h do dia 22 de abril. Para definir os locais de oferta, o Correios realiza um estudo de mercado prévio, com o intuito de garantir a lucratividade e sucesso da franquia.

Para conseguir abrir uma franquia, o franqueado deverá realizar um investimento inicial que poderá partir dos R$ 371,2 mil (loja com 140 m²) até R$ 503,9 mil (loja com 200 m²). Neste valor já está incluso a taxa de franquia. Além disso, o franqueado precisará pagar royalties mensais, no valor de 5% sobre o faturamento bruto da unidade.

Ademais, há cobrança de uma taxa mensal de fundo de propaganda, no valor de 2% do faturamento bruto. Segundo a estatal, os franqueados poderão optar pela adesão ou não de produtos e serviços oferecidos pelo Correios. Por fim, o contrato do franqueado com o Correios tem duração de dez anos, podendo ser renovado por mais 10 anos após a finalização do contrato.




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