As altas temperaturas do início de ano tem castigado os brasileiros de diferentes regiões do país. Dentro de casa, as temperaturas podem ficar ainda mais altas, fazendo com que o uso de eletrodomésticos como o ventilador e o ar-condicionado aumentem. Além disso, quem não tem desses artefatos usa ainda alguns momentos em frente a geladeira para tentar se refrescar.
Leia também: Evite se puder: conheça o aparelho que deixa a conta de energia nas alturas
No entanto, junto com o conforto térmico, ocorre também o aumento das contas de energia no final do mês. Isso porque os três eletrodomésticos são considerados os vilões no consumo de energia nos dias de calor. Assim, o ar-condicionado e o ventilador são mais utilizados para diminuir a temperatura do ambiente, podendo causar impactos na conta de energia.
Em relação à geladeira, as pessoas costumam abrir mais o aparelho para pegar água ou até mesmo para se refrescar. No entanto, a cada vez que a porta da geladeira é aberta, o ar-quente do lado de fora desregula a temperatura interior do eletrodoméstico. Assim, o motor precisará funcionar mais intensamente para fazer com que a temperatura volte a ficar regulada.
Qual o gasto extra dos 3 vilões da conta de energia?
Segundo especialistas, o consumo de um ar-condicionado é de 800W a 1000W por hora. Em termos de comparação, uma lâmpada consome 10W pelo mesmo período, enquanto um ventilador consome 100W. Ou seja, em uma noite com o ar-condicionado ligado, considerando 8 horas de sono, o aparelho gasta o mesmo tanto que um ventilador gastaria em 32 horas.
Levando em consideração um ar-condicionado de 9 mil BTUs, com consumo de 120 kWh por mês, o custo extra na conta dos consumidores será de R$ 128,40 pelo uso de oito horas diárias em um mês. No caso do ventilador de teto, o consumo mensal poderá ser de até 24 kWh mensais. Caso seja utilizado por oito horas diariamente, o aumento será de R$ 25,68 ao mês.
Por fim, uma geladeira comum possui um consumo de até 150W. No caso das geladeiras duplex, o consumo é ainda maior, podendo chegar aos 250W. Por mais que não seja possível especificar a quantidade de Watts consumido quando uma geladeira é aberta, a recomendação dos especialistas é que o aparelho fique fechado pela maior quantidade de tempo possível. Assim, para garantir água gelada sem precisar abrir a geladeira, a recomendação é deixar a água em um recipiente térmico em um local fresco.