scorecardresearch ghost pixel



Tire da tomada: 8 eletrodomésticos que detonam com sua conta de energia

Saiba quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia e tenha a opção de desligá-los por completo quando não estão em uso.



Nos tempos de tarifas altas, reduzir o consumo de energia pode ser um bom caminho para aliviar o bolso no final do mês. Por mais que os eletrodomésticos facilitem a nossa vida no dia a dia, ter a ciência do real consumo desses equipamentos. Para ajudá-lo na missão de economizar cada vez mais, separamos oito eletrodomésticos que gastam muita energia.

Leia mais: Desligue ESTES aparelhos à noite se quer economizar energia elétrica

Veja quais são.

1- Chuveiro elétrico

Sem dúvidas, o chuveiro elétrico é um dos vilões no aumento da conta de energia elétrica. Portanto, se você é fã de um banho quente e esqueça da hora debaixo do chuveiro, é bom ficar atento. A recomendação é reduzir a frequência do uso da água em temperaturas mais altas (inverno). Para se ter ideia, 30 minutos de uso diário, por exemplo, o equipamento consome cerca de 99 kWh a uma potência de 5.500W por mês.

2- Forno elétrico

Outro responsável pela conta alta de luz é o forno elétrico. O consumo depende, claro, de sua potência e tamanho. No entanto, para se ter ideia, se ele for usado diariamente por uma hora, pode consumir 15 kWh mensais.

3- Geladeira

Mesmo que a geladeira não tenha uma alta potência, a questão é que ela precisa ficar ligada 24 horas, de forma ininterrupta. Na prática, isso impacta no consumo de energia elétrica. Neste caso, o que se pode fazer é evitar, por exemplo, de deixar a porta do eletrodoméstico aberta por longos períodos e abrir quando realmente for necessário. Dependendo do tamanho e tipo, uma geladeira pode consumir entre 40 kWh e 57 kWh mensalmente.

4- Ar-condicionado

Em cidades de clima quente, ter ar-condicionado em casa se torna essencial. No entanto, é preciso ter ciência de que ele é um dos maiores consumidores de energia elétrica dentro de uma casa. Se quiser economizar, evite ficar com o aparelho ligado por horas ininterruptas e priorize os momentos mais quentes do dia, trazendo conforto térmico. Na prática, um ar-condicionado consome entre 129 kWh e 679 kWh, a depender do tipo e potência.

5- Lavadora de louças

Apesar da praticidade de não ter a pia cheia de louça após as refeições, uma lavadora de louças pode pesar no valor final da conta de energia elétrica. Um cilo de lavagem de 40 minutos, por exemplo, usado diariamente, tem um consumo de 31 kWh ao final do mês.

6- Televisão

Marca, tamanho e tipo do aparelho televisor impactam diretamente no consumo energético. Um aparelho de 42 polegadas, do tipo LED, por exemplo, pode gastar cerca de 30,45 kWh em um mês, se ligada cinco horas diariamente.

7- Fogão elétrico

Os famosos cooktop também podem ser vilões de sua conta de luz. Apesar da praticidade e tamanho compacto, ao ser usado uma hora por dia, tem um gasto médio de 68 kWh/mês, dependendo do modelo

8- Ventilador

Parceiro dos dias quentes, o ventilador também não pode ser esquecido quando se trata de alto consumo. Apesar de prático, o seu gasto energético é significativo. Em outras palavras, ele pode gastar 17,28 kWh por mês, considerando um uso de oito horas diárias.




Voltar ao topo

Deixe um comentário