scorecardresearch ghost pixel



Não caia no golpe: 3 ferramentas para verificar a segurança de um link

Essas três ferramentas irão te ajudar a descobrir se o site recebido é realmente seguro ou se ele se trata de um endereço suspeito.



Abrir um link sem ter certeza da procedência pode representar diversos riscos para a segurança dos internautas. Com o aumento dos golpes, é possível perceber que os criminosos estão inovando em suas táticas, como utilizando o encurtador de links para disfarçar endereços suspeitos. Por isso, é de extrema importância que os usuários tomem os devidos cuidados antes de clicar em qualquer link recebido.

Leia também: Fim dos golpes? Operadoras vão aumentar segurança com ESTA tecnologia

Para isso, existem algumas formas de descobrir que a URL recebida é segura ou não. Existem alguns analisadores de link disponibilizados de forma gratuita na internet, além de uma ferramenta nativa do Google que permite essa verificação. Assim, essas ferramentas verificam a presença de malwares, sites falsos e até mesmo ataques de phishing.

1. Norton SafeWeb

O Norton SafeWeb é uma das opções disponíveis na internet. Para verificar a segurança de um link, basta acessar o site do Norton e colar o URL do site que deverá ser analisado. Em seguida, clique em “Procure um site” e clique na lupa. A ferramenta irá mostrar se o site é seguro para ser acessado ou se deve ser evitado.

Ademais, o Norton SafeWeb oferta também o Link Guard, que garante a proteção contra hiperlinks não seguros quando são digitados no navegador. A ferramenta busca a reputação das URLs enviadas por e-mails e páginas de redes sociais. Aquelas que forem consideradas suspeitas, contarão com um aviso do Link Guard.

2. Google

O Google oferece uma ferramenta nativa de navegação que auxilia os internautas a descobrirem quais links são realmente seguros. O aviso é possível devido à tecnologia de análise diária do Google em bilhões de URLs utilizadas na internet. Ao detectar que algum site não é seguro, o Google mostra avisos na Pesquisa Google e também nos navegadores da Web.

Para ativar a ferramenta, acesse o Relatório de Transparência do Google, informe a URL desejada abaixo de “Verificar o status do site” e clique na lupa. Após a solicitação, o Google irá informar o status atual do site, notificando sobre os possíveis perigos que ele pode reservar.

3. NordVPN

Por fim, o analisador de links da NordVPN utiliza um modelo de aprendizagem desenvolvido pela própria empresa. Com ele, a ferramenta consegue identificar sites falsos e padrões de phishing com alto grau de precisão. Assim, o usuário deverá apenas acessar o site do verificador e inserir qual URL deseja analisar. Em seguida, clique em “analisar” e leia o relatório ofertado pela plataforma.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário