scorecardresearch ghost pixel



O certo é ‘embora’ e ‘em bora’: quem aprende 1 vez nunca mais erra

Saiba qual é a escrita correta entre as opções “embora” e “em bora”. Confira também os seus significados, com exemplos de uso em frases.



Quando você está prestes a sair de algum lugar e precisa comunicar alguém de sua retirada, quais palavras você costuma dizer? Seja qual for a sua resposta, é bem provável que a maioria das pessoas comente que estão indo embora.

Veja também: Como se escreve o número 0 em algarismo romano? Muita gente fica em choque

Reservadamente, essa palavra aparentemente descomplicada pode causar confusões em alguns falantes da língua portuguesa na hora de sua transcrição. Isso, pois existe uma dúvida se ela é escrita junta ou separadamente. E agora? É “embora” ou seria “em bora”?

Afinal, a escrita é “embora” ou “em bora”?

Em primeiro lugar, vale destacar que a pronúncia da palavra é idêntica nessas duas versões, por mais que apenas uma dela exista. Desse modo, a principal dúvida reside na hora da escrita mesmo. A forma correta é embora. A palavra é junta e não acompanha espaçamento.

Para que você saiba empregar essa palavra corretamente na escrita, é fundamental conhecer mais sobre o significado dessa palavra e alguns usos comuns. Vamos lá!

O que ela significa?

A palavra acompanha vários significados. Singularmente, ela pode ser um advérbio, uma conjunção e uma interjeição.

Advérbio

O uso adverbial da palavra é empregado para indicar a ação de sair de um lugar para outro. Como explicitado no início do texto, o exemplo mostrou uma pessoa saiu de um lugar (a festa) rumo a outro destino. Confira mais amostras:

  • Eu fui embora antes do DJ começar a tocar.
  • Ela foi embora antes de cantar aniversário.
  • Fomos embora quando o alarme tocou.

Conjunção concessiva

A conjunção de embora expressa a ideia de oposição. Ela é o equivalente a “apesar de” e “ainda que”.

Veja mais exemplos:

  • Consegui ser aprovado, embora não tenha estudado nos últimos dias.
  • Fomos ao evento, embora não quiséssemos.

Interjeição

Por fim, temos a interjeição. Nesse sentido, essa palavra é empregada para expressar encorajamento ou para incitar alguém a fazer algo. Confira os exemplos:

  • Embora, pessoal! Já está na hora da reunião.
  • Embora, crianças! Vamos nos apressar ou chegaremos atrasados.

A etimologia da palavra

Por fim, a etimologia é o campo que estuda a origem das palavras. Interessantemente, o advérbio é a forma contraída de “em boa hora”.

Para que você consiga se certificar das versões corretas das palavras que lhe geram dúvidas, certifique-se de consultar o dicionário ou de pesquisar pela internet. Paralelamente, também é do seu interesse consultar um dicionário de sinônimos para conhecer outras formas de expressar suas ideias em palavras.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário