O que explica o aumento dos roubos e furtos de carros no Brasil?

Crimes cada vez mais “profissionais” utilizam equipamentos de alto custo e tecnologia. Especialistas acreditam que a situação pode piorar.



O volume de roubos e furtos de carros no Brasil cresceu no ano passado, aumentando a sensação de insegurança, principalmente nas grandes capitais. Cada vez mais “profissionais”, os criminosos utilizam peças de alto custo e tecnologia para acessar até veículos com os itens de segurança mais modernos.

Leia mais: Como conseguir cupons de desconto de R$ 0,30 por litro de combustível no Shell Box?

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) o número de furtos e roubos de veículos no estado aumentou 8,2% entre 2022 e 2023. As ações acontecem em poucos minutos, já que os bandidos são ágeis e estão equipados com tudo que precisam.

Os especialistas apontam que a situação deve ficar ainda pior nos próximos anos, uma vez que a venda ilegal de peças é um dos principais motivadores desse tipo de crime. Segundo Rodrigo Boutti, diretor de Operações Sat Company e especialista em análise de risco para veículos, a demanda por peças roubadas é resultado da mudança no cenário automotivo.

Desde o início da pandemia, as montadoras começaram a apostar em modelos de maior valor agregado e deixaram de lado a oferta de automóveis de entrada. Isso fez com que muitos compradores buscassem opções no mercado de usados, provocando o envelhecimento da frota nacional.

“Os roubos e os furtos a carros fazem parte de um ciclo vicioso. Se cresce a necessidade de peças de reposição, aumenta a procura no mercado ilegal e, consequentemente, os crimes. Com veículos mais velhos nas ruas, é natural que querem mais e precisem de mais peças”, diz Boutti.

Tecnologias modernas

No início de março, um Hyundai Creta estacionado no Brooklin, em São Paulo, teve sua central multimídia furtada em apenas quatro minutos. Essa rapidez para executar a ação é possível com o uso de tecnologias mais modernas.

“Agora, eles têm tecnologia para roubar até carros de luxo. Fazem cópia do transponder, que é o segredo da chave, cópia do módulo do carro. Enfim, há cada vez mais facilidade para furtar carros, um crime na maioria dos casos impune, porque é difícil de ser provado”, explica o especialista.

Mesmo com os dados sobre o aumento nos furtos e roubos tendo sido divulgados pela própria Secretaria de Segurança Pública, o órgão afirmou que o volume de crimes caiu. Ao UOL Carros, a SSP disse que não comenta levantamento cuja metodologia desconhece.

“Os dados mostram que os números de roubos e furtos de veículos apresentaram queda no Estado, Capital e Grande SP, em 2023, comparando com 2022. O trabalho de inteligência, preventivo e ostensivo das forças de segurança, também colaboraram para a recuperação de mais de 49.500 veículos. Só em janeiro deste ano, já foram 4.749 veículos recuperados”, afirmou a secretaria.

*Com informações do UOL Carros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário