scorecardresearch ghost pixel



Onda de calor: 3 dicas para refrescar o ambiente sem detonar a conta de luz

Após dias de calor intenso, os brasileiros procuram por soluções que auxiliem no conforto térmico, mas que não gerem altos gastos.



As altas temperaturas presentes em todo o país desde a última semana fizeram com que os brasileiros tivessem que encontrar soluções para enfrentar o calor. Para isso, muitos optaram por aumentar o uso do ar-condicionado e do ventilador, buscando por um maior conforto térmico durante os dias quentes. No entanto, o uso excessivo dos aparelhos pode trazer outro problema mais desconfortável que o calor: o aumento da conta de energia.

Leia também: Para não pagar rios de dinheiro em energia, deixe o ar-condicionado nesta temperatura

No entanto, com o avanço da tenologia dos eletrodomésticos, é possível se refrescar e ainda não ter um alto impacto nas contas do fim do mês. Esse é o caso do ar-condicionado que conta com os recursos de economia de energia e opções de programação de temperatura. Com a tecnologia inverter, os aparelhos adequam o resfriamento conforme a necessidade do ambiente.

Dessa forma, mesmo que o valor desses modelos sejam mais altos, a economia a longo prazo é algo a se avaliar, visto que as contas de energia ficarão mais baixas. Além disso, é extremamente importante regularizar os filtros dos aparelhos, além de verificar o gás de refrigeração para garantir que o ar-condicionado funcione corretamente.

Como economizar energia durante a onda de calor?

Com as altas temperaturas, os banhos com água quente se tornam dispensáveis, visto que a água vinda dos canos está em temperatura agradável. Assim, os especialistas recomendam que os brasileiros utilizem o chuveiro elétrico desligado nos dias mais quentes, resultando em uma economia de energia.

Além disso, é preciso ter cuidado com a quantidade de vezes que a geladeira é aberta. Ao abrir a porta do eletrodoméstico, a temperatura interna da geladeira fica desregulada, fazendo com que ela precise trabalhar mais para voltar a temperatura ideal de refrigeração. Outra dica é armazenar água em recipientes térmicos nos dias mais quentes, evitando que a geladeira seja aberta com frequência.

Por fim, na hora de refrescar o ambiente, priorize utilizar o ar-condicionado juntamente ao ventilador. Ao contrário do que muitos imaginam, ligar o ventilador nos momentos iniciais de uso do aparelho irá fazer com que a economia seja maior, visto que o vento do ventilador irá ajudar a dissipar o ar gelado produzido pelo ar-condicionado no ambiente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário