Passou dos 15 GB grátis? Veja se o Google pode apagar seus arquivos do Drive

Ao deixar de assinar o Drive e retornar aos 15GB gratuitos, os antigos assinantes se questionam o que será feito dos arquivos excedentes.



O Google Drive é um dos serviços mais utilizados pelos usuários que desejam realizar o backup de seus arquivos e fotos. Por conseguir armazenar arquivos de diferentes formatos, o Drive é utilizado tanto para meios profissionais quanto pessoais. O Google disponibiliza 15 GB gratuitos para todos os usuários que tenham uma conta na empresa, podendo ser utilizado tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.

Veja também: 7 recursos incríveis do Google Drive que ninguém usa, mas deveria urgentemente

Nesse espaço fornecido pelo Google, ficam armazenados todos os arquivos compartilhados nos serviços do Gmail, Google Fotos e também os colocados no Google Drive. No entanto, o Google vem realizando mudanças na liberação de espaço de seus serviços nos últimos anos.

Em 2021, a empresa encerrou o espaço ilimitado para fotos e vídeos. Em janeiro deste ano, o armazenamento ilimitado de backup de conversas e mídias do WhatsApp no Android também foi encerrado. Com essas decisões, os usuários começaram a se questionar o que acontece com os arquivos que ultrapassam os 15 GB ou com quem é assinante e cancela o serviço.

Acima de 15GB: arquivos excedentes são deletados pelo Google?

Ao ultrapassar o limite de 15 GB ou cancelar a assinatura do Google One, o usuário sofre algumas consequências de forma imediata. Assim, ele não conseguirá subir arquivos, imagens e vídeos no Google Fotos ou no Drive. A medida vale também para a criação de documentos pelos aplicativos da empresa, como o Google Sheets e o Google Docs.

Ademais, ao atingir os 15GB, a caixa de entrada do Gmail fica congelada, sem que o usuário consiga receber ou enviar e-mails por meio da conta. Dessa forma, o usuário só conseguirá obter espaço de armazenamento caso delete alguns arquivos ou assine um pacote com mais espaço.

No entanto, o Google pode apagar os arquivos do Google Drive de quem excedeu a cota de 15 GB enquanto possuia conta no Google One e voltou ao limite gratuito. Contudo, essa medida só acontecerá com perfis que estão há mais de dois anos acima da cota e caso o usuário não libere espaço ou aumente o limite do armazenamento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário