Com o início do outono, muitos brasileiros se questionam quando voltará a fazer frio no Brasil. Após recordes de temperaturas no verão de 2024, a chegada da nova estação traz uma esperança de temperaturas mais amenas e clima mais agradável. Segundo especialistas, o outono chega trazendo uma frente fria para o Centro-Sul do Brasil. A partir de sexta-feira (22), as temperaturas irão diminuir consideravelmente no Sul e Sudeste, além de um corredor de umidade que irá se formar e gerar chuvas.
Veja também: Adeus calor, vem friozinho! Tutorial ensina como transformar seu ventilador em ar-condicionado
No entanto, vale ressaltar que o grande causador das altas temperaturas não foi o verão, mas sim o El Niño. Mesmo em enfraquecimento, o fenômeno continua ativo no Brasil, sendo capaz de influenciar o clima. Contudo, com a nova frente fria, haverá uma queda brusca na temperatura em diversos pontos do país. Em Curitiba, esta quinta-feira (21) terá mínima de 19ºC e máxima de 31ºC. Já na sexta-feira (22), as temperaturas caem, passando para mínima de 15ºC e máxima de 19ºC.
Além da capital paranaense, outro destaque vai para a capital paulista. Em São Paulo, os termômetros ficarão entre 17ºC e 20ºC neste final de semana. Contudo, a maior queda será registrada em São Joaquim, em Santa Catarina. A cidade catarinense sairá da máxima de 27ºC nesta quinta para a mínima de 8ºC no sábado.
Frio intenso acontecerá em abril
Mesmo com a queda nas temperaturas, as massas de ar polar só avançarão pelo país quando o El Niño se neutralizar. Segundo a previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), a neutralização do fenômeno deverá acontecer entre os meses de abril e junho. No entanto, não significa que o outono terá um frio intenso, mas ao contrário de 2023, haverá episódios de baixas temperaturas.
Dessa forma, a previsão do tempo indica que o frio intenso será sentido na segunda quinzena de abril, principalmente nos estados da região Sul. Além disso, os episódios se tornam ainda mais frequentes entre o final de outono e o início do inverno, que acontecerá entre os meses de junho e julho.
Conforme previsto, poderá acontecer geada nos três estados da região Sul, com as temperaturas se aproximando de 0ºC. O frio poderá chegar até São Paulo, com temperaturas que ficarão perto dos 10ºC.