O programa Auxílio Gás dos Brasileiros, popularmente conhecido como vale-gás, foi criado pelo governo federal para auxiliar as famílias de baixa renda na compra do botijão de gás de cozinha. Atualmente, cerca de 5,5 milhões de lares de todo o país contam com a ajuda bimestral em dinheiro.
Leia mais: Quer acelerar a liberação do BPC? Aproveite os mutirões do INSS em março
Em fevereiro, foi realizada a última rodada de pagamentos do benefício, mas a próxima já tem data marcada para começar. Como o programa é bimestral, a nova parcela será liberada apenas em abril, o próximo mês par do ano.
Segundo dados oficiais do governo, 4,95 milhões (89,3%) dos lares alcançados pelo vale-gás no mês passado têm mulheres como responsáveis familiares. Por região, foram 2,63 milhões de famílias contempladas no Nordeste, 1,8 milhão no Sudeste, 536,32 mil no Norte, 369,58 mil no Sul e 204,51 mil no Centro-Oeste.
Regras do Auxílio Gás
Quem deseja receber o benefício precisa estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), além de ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa da família. Ele também os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O valor do depósito é estabelecido com base no levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que calcula o preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Em fevereiro, cada família recebeu R$ 102.
Próximo calendário
O Auxílio Gás é liberado na ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS) dos cidadãos, juntamente como o benefício do Bolsa Família. Confira as datas de pagamento em abril:
- NIS final 1: 17 de abril;
- NIS final 2: 18 de abril;
- NIS final 3: 19 de abril;
- NIS final 4: 22 de abril;
- NIS final 5: 23 de abril;
- NIS final 6: 24 de abril;
- NIS final 7: 25 de abril;
- NIS final 8: 26 de abril;
- NIS final 9: 29 de abril;
- NIS final 0: 30 de abril.