scorecardresearch ghost pixel



Quer acelerar a liberação do BPC? Aproveite os mutirões do INSS em março

Mais de mil vagas estão abertas para atendimento dos cidadãos em cinco agências da Previdência Social.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quer reduzir a fila de espera pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Para isso, o órgão anunciou a realização de mutirões, aos sábados, em cinco agências da Previdência Social.

Leia mais: Qual o prazo limite para realizar a prova de vida do INSS?

A ação ocorre durante todo o mês de março e tem mais de mil vagas para atendimento em diversos pontos do estado do Rio de Janeiro. Os focos são a capital, a Região Metropolitana e a Baixada Fluminense.

O atendimento pode ser agendado no site ou aplicativo Meu INSS, ou ainda pela Central telefônica 135. Os mutirões fazem parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, que visa diminuir o tempo de espera da população por benefícios do instituto.

Como funciona o atendimento?

Aqueles que agendaram o atendimento no sábado passam primeiro por avaliações sociais, que ocorrem das 7h às 14h. O interessado em receber o BPC deve comprovar idade a partir de 65 anos, renda familiar de até ¼ do salário-mínimo (R$ 353) por pessoa e inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico).

Além disso, no caso da pessoa com deficiência, também é necessário passar por uma perícia médica para comprovar sua condição.

Vale lembrar que não é necessário ter contribuído com o INSS para requerer o benefício e receber um salário mínimo por mês, basta cumprir os requisitos estabelecidos por lei. Porém, como não tem caráter previdenciário, o BPC não dá direito ao 13º salário e o benefício e não gera pensão por morte.

Próximos mutirões

No primeiro evento, realizado nas agências de São Gonçalo e Duque de Caxias, foram disponibilizadas 250 e 200 vagas, respectivamente. Já no próximo sábado (9), o mutirão ocorrerá na agência da Avenida Brasil, em Irajá, também com 200 vagas para atendimento.

No dia 16 de março é a vez da agência da Praça da Bandeira, que terá 180 vagas para os cidadãos. O evento seguinte será no dia 23 de março, na agência Engenheiro Trindade, em Campo Grande, também com 180 vagas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário