scorecardresearch ghost pixel



Susto no hortifruti: por que o preço das verduras subiu? Tem um motivo

Com aumentos de até 60%, a compra de frutas e verduras para os brasileiros ficou ainda mais cara em 2024. Entenda os motivos!



A ida ao supermercado virou um verdadeiro momento de tensão na vida de milhares de brasileiros. Com o aumento no preço de diversos itens, as reclamações mais comuns entre os consumidores tem sido no valor do hortifruti, principalmente da batata, cebola e cenoura. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (12), esses legumes estão entre os principais que sofreram com o aumento em fevereiro.

Leia também: Reforma tributária: como a alta do ICMS pode afetar seu bolso e a inflação?

Em relação a janeiro, a inflação de alimentos subiu 0,95% em fevereiro, afetando também o arroz e a manga. Nos últimos 12 meses, o arroz teve um aumento de 30,7%, chegando a recordes nominais no segundo semestre de 2023. Um dos motivos para esse aumento foi a alta nos preços internacionais e uma redução no estoque de arroz.

No caso da manga, o aumento foi ainda maior: 60% nos últimos 12 meses. A alta foi causada devido ao aumento na exportação da fruta para os Estados Unidos e União Europeia, devido à perda das safras no Peru e Equador. Assim, os produtores brasileiros exportaram mais para compensar a falta de exportação realizada pelos países vizinhos.

Cenoura chega ao aumento de 46% no último ano

Em relação à cebola, o aumento em 12 meses foi de 11%, devido ao descarte causado pelas chuvas volumosas na região Sul brasileira. Com o excesso de água, as plantações de cebola sofreram diversos impactos, como podridão, má formação da casca e umidade dentro dos bulbos. Em contrapartida, as altas temperaturas nas plantações do Nordeste fizeram com que o legume ficasse menor.

Altamente recomendada pelos nutricionistas, a cenoura registrou um aumento de 57% nos últimos 12 meses. O principal motivo para o acúmulo da alta foi o alto descarte de cenouras que não atingiram o tamanho ideal para o mercado devido às ondas de calor em Minas Gerais e ao excesso de chuvas na região Sul. A previsão é de que o preço da hortaliça volte a ficar menor em abril.

Por fim, a batata-inglesa também registrou um aumento que assustou os brasileiros. Nos últimos 12 meses, a batata acumulou uma alta de 42,7%. Dentre os causadores para tamanho aumento, está as chuvas em excesso causadas pelo El Niño, que causou doenças e perdas nas plantações.




Voltar ao topo

Deixe um comentário