Tire a roupa do varal! Inmet revela até quando vai chover forte no Brasil

Segundo a previsão do tempo divulgada pelo Inmet, as chuvas continuarão marcando presença em todo país até o dia 10 de abril.



As chuvas intensas se manterão presentes no Brasil por mais algumas semanas. Segundo a previsão do tempo divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes poderão ultrapassar os 80 mm em diversas regiões, especialmente no centro-norte brasileiro. Os precipitados acontecerão principalmente pela combinação de calor, alta umidade e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no extremo norte do país.

Veja também: Semana Santa: Quinta-feira Santa e Sexta-feira da Paixão são feriados?

Dessa forma, o Inmet alertou para a possibilidade de graves transtornos, como enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra. Em contrapartida, as altas temperaturas voltarão a marcar presença em diversas regiões do Brasil nas próximas semanas. A expectativa é de que as máximas ultrapassem os 35ºC em diversos lugares, principalmente na região centro-sul brasileira.

Chuvas marcam o final de março

No Nordeste, as pancadas de chuva serão fortes no centro-norte e leste da região, resultando em volumes acima de 70 milímetros. Altos volumes também na região Norte, com pancadas de chuva que irão ultrapassar os 80 mm em áreas do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Pará. Com isso, são esperadas rajadas de vento, trovoadas e raios.

Já no Sudeste, haverá uma diminuição no volume e na intensidade da chuva. Assim, a expectativa é de que as chuvas aconteçam de forma isolada em São Paulo e em Minas Gerais. Contudo, há chances dos volumes serem intensos no triângulo mineiro, noroeste de São Paulo, sul do Espírito Santo e também no Rio de Janeiro.

As chuvas acontecerão com regularidade no Centro-Oeste, com volumes totais que podem ultrapassar os 80 mm em Goiás e no Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, os volumes serão irregulares, podendo ficar na média de 40 mm.

Por outro lado, a região Sul terá o tempo quente e firme. Porém, a partir do dia 31 de março, a previsão é de que as chuvas sejam intensas no extremo sul da região, principalmente no sul de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Previsão do tempo para a primeira semana de abril

Entre os dias 2 e 10 de abril, os acumulados ficarão acima dos 80mm no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Pancadas de chuvas intensas também no Sudeste e no Centro-Oeste, podendo ultrapassar os 80 mm. As tempestades deverão ser intensas principalmente no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

No Nordeste, as chuvas ficarão acima dos 80 mm no interior da região, ocorrendo de forma intensa e podendo causar diversos danos na região. Por fim, a região Norte terá acumulados superiores aos 70 mm em grande parte dos estados, especialmente no Pará, Tocantins e em partes do Amazonas. Nas demais áreas, os volumes ficarão abaixo dos 50 mm.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário