scorecardresearch ghost pixel



Semana Santa: Quinta-feira Santa e Sexta-feira da Paixão são feriados?

Além do almoço de Páscoa no domingo, os trabalhadores querem saber se a quinta e a sexta-feira também são considerados feriados.



Com a aproximação da semana santa, os brasileiros começam a se questionar se a Quinta-feira Santa e a Sexta-feira da Paixão são considerados feriados nacionais. Essa condição é aplicada somente na Sexta-feira da Paixão, visto que a quinta-feira santa é considerada ponto facultativo em alguns municípios. No caso do ponto facultativo, a decisão de conceder a folga ou não aos trabalhadores fica a cargo dos empregadores.

Veja também: Mais um para a conta! Dia da Consciência Negra agora é feriado nacional

Já no caso do feriado, as empresas são obrigadas por lei a dispensar os seus trabalhadores. Em alguns casos, como restaurantes e comércios que permanecerem abertos no feriado, os trabalhadores deverão receber valores extras. Ou seja, se a empresa não liberar os funcionários na quinta-feira e o colaborador faltar o expediente de trabalho, ele estará sujeito a aplicação de penalidades.

Em contrapartida, o trabalhador que for escalado para trabalhar na Sexta-feira da Paixão, a empresa deverá realizar o pagamento do valor dobrado das horas de trabalho. O mesmo vale para os valores pagos em relação à hora extra. Vale ressaltar que neste ano, a sexta-feira santa ficou estabelecida neste ano no dia 29 de março.

Sexta-Feira da Paixão

A Sexta-Feira da paixão é um dos feriados nacionais estipulados no calendário anual do Brasil. Por ser considerada como uma das datas mais sagradas no calendário cristão, esta sexta-feira é representada pela reconstituição da Via Crucis, representando o caminho que Jesus percorreu até ser crucificado. Como forma de homenagem, este é o único dia que a Igreja Católica não celebra missas em todo o mundo.

No entanto, as igrejas realizam celebrações solenes, com o intuito de relembrar momentos da paixão e morte de cristo. Em 2024, a data será comemorada no dia 29 de março. Por ser um feriado que tem relação direta com o sol, as celebrações cristãs não contam com datas fixas. Assim, as datas são determinadas de acordo com o equinócio, sendo esse o momento em que o sol incide sobre a linha do Equador.

Feriados de 2024

Após a celebração da Sexta-feira da Paixão, os brasileiros terão ainda os seguintes feriados:

  • 7 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo;
  • 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes;
  • 1º de maio (segunda-feira): Dia do Trabalho;
  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro (quinta-feira): Dia de Finados;
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;
  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário