Tire o pó do ventilador: nova onda de calor faz temperaturas chegarem aos 40ºC

Segundo a previsão do tempo, temperaturas começarão a se elevar nesta quarta-feira (6) em grande parte do país.



Após a atuação de uma frente fria que amenizou as temperaturas no início desta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para os próximos dias. Segundo o informativo, as temperaturas poderão acima dos 33ºC em diversos pontos do país. Dessa forma, em áreas do Mato Grosso do Sul, Pará e Roraima, as temperaturas ficarão próximas de 38ºC.

Leia também: Ar-condicionado, ventilador ou climatizador: qual dos 3 usar no calorão?

O alerta do Inmet vai para os estados de Roraima e Pará, visto que as temperaturas continuarão subindo ao longo da semana. Nesta quarta-feira (6), as temperaturas mínimas podem ultrapassar os 26ºC no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e em Roraima. Entre a Bahia e o Rio Grande do Sul, as temperaturas mínimas ficarão abaixo dos 24ºC.

Em contrapartida, as áreas serranas da região Sul enfrentarão condições diferentes nesta semana. Conforme indicado pela previsão do tempo, as temperaturas poderão ficar abaixo dos 16ºC.

Temperaturas chegarão aos 40ºC

A partir da próxima semana, as temperaturas devem chegar a níveis alarmantes. Na segunda-feira (10), os termômetros ficarão em torno dos 37ºC em pontos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No entanto, a condição será ainda mais extrema em Roraima e no Pará.

Segundo o Inmet, as temperaturas máximas nesses estados poderão ficar próximos dos 40ºC. Com isso, é exigido a atenção dos moradores da região, devido aos riscos de insolação, hipertermia e outros problemas de saúde causados pelas altas temperaturas. Em Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e na Bahia, as temperaturas máximas serão mais amenas, em torno dos 28ºC.

Em relação às temperaturas mínimas, a região Centro-Sul registrará marcas inferiores a 22ºC. Contudo, a previsão do tempo indica mínimas superiores a 26ºC em áreas do Norte e do Centro-Oeste. Por fim, é possível notar que o Brasil enfrentará uma nova onda de calor na próxima semana, exigindo preparo dos brasileiros para evitar possíveis problemas de saúde.




Voltar ao topo

Deixe um comentário