Mais uma empresa anunciou que está lutando contra a falência. Nesta segunda-feira (11), o Subway enviou um pedido de recuperação judicial à Justiça de São Paulo. No documento entregue, a rede de lanchonetes afirma ter R$ 482 milhões em dívidas. O pedido foi enviado pela controladora da marca, o grupo Southrock, que está em processo de recuperação judicial desde dezembro de 2023.
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Contudo, a Subway havia sido excluída do processo. A inclusão da marca no pedido ocorreu após uma notificação da proprietária norte-americana da Subway exigir o pedido de proteção judicial da rede. O mesmo aconteceu com a Starbucks, quando houve a interrupção de negociações com a dona da marca devido à exigência de apresentação do pedido de recuperação judicial.
“Tal repentina mudança de postura (dos credores) fez com que a proprietária da marca norte-americana Subway notificasse as requerentes a respeito da rescisão do denominado Forbearance Agreement (acordo de tolerância)”, justificou o pedido dos advogados encaminhado à Justiça de São Paulo.
Crise no Subway surgiu durante a pandemia
Segundo os advogados do grupo SouthRock, a rede de lanchonetes não havia sido incluída no pedido inicial de recuperação judicial porque havia “postura colaborativa” por parte dos credores financeiros. Contudo, a situação mudou quando os credores passaram a exigir o pagamento imediato dos valores devidos.
Conforme justificado pelo grupo, a crise financeira da rede se iniciou na pandemia, e persistiu devido a uma lenta recuperação do grupo. Em relação ao Subway, a Southrock afirmou que sua atuação está “limitada à condição de franqueadora da marca Subway no Brasil, de modo que a atividade é desenvolvida pelos próprios franqueados”. No entanto, o grupo acredita que a crise é momentânea e possível de ser resolvida.
Subway encerra acordo de tolerância com grupo SouthRock
Os representantes do grupo afirmam que a notificação de pagamento fez interromper”importante fonte de receitas das requerentes e tornando necessária, ainda que indiretamente, a propositura do presente requerimento para viabilização de uma reestruturação organizada e uniforme”.
O acordo de tolerância entre a SouthRock e o Subway havia sido firmado para que o grupo continuasse atuando como franqueadora máxima da rede de lanchonetes no Brasil, até que uma nova transição pudesse ser organizada.
Por fim, os advogados do grupo solicitaram que o processo do Subway seja dependente da ação principal. Além do Subway, estão incluídas outras marcas da empresa, como a TGI Friday’s e a BAR (Brazilian Airport Restaurants).