35 mil pessoas podem ser demitidas em massa por empresas famosas no Brasil

Devido à queda nos lucros registrados, grandes empresas do varejo decidiram encerrar as operações de mais de 750 lojas em todo país.



Diversas empresas do varejo anunciaram que estão fechando parte de suas lojas em todo o Brasil. Dentre as grandes marcas que irão fechar mais de 750 lojas, estão o Carrefour, Dia, Casas Bahia, Americanas e Marisa. Com o encerramento das operações de diversas lojas, é esperado que novas demissões em massa aconteçam nos próximos meses.

Veja também: Vai fechar? Subway entra com pedido de recuperação judicial por dívida milionária

Segundo as estimativas do comércio, cerca de 35 mil funcionários deverão ser dispensados após o fechamento das lojas. Um dos casos de maior notoriedade no país desde o último ano é o da Americanas. Em recuperação judicial desde janeiro de 2023, a empresa já fechou 152 lojas, conforme apresentado nos documentos da Americanas. No período entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2024, 10.435 funcionários foram demitidos.

Na última semana, a Marisa confirmou o fechamento de 91 lojas em 2023. O dado foi confirmado com a divulgação prévia do balanço da empresa. Segundo informações liberadas pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as demissões apenas pela Marisa podem chegar aos 2,4 mil funcionários.

Programa Carrefour oferece 80 vagas com salário de até R$ 1.500
Foto: Reprodução

Carrefour pode demitir 12,5 mil colaboradores

Em fevereiro deste ano, o Carrefour anunciou que irá fechar 123 estabelecimentos. Desse total, 94 são lojas da rede Todo Dia e outras 13 das marcas Nacional e Bom Preço. Conforme os dados levantados pela SBVC, a rede de hipermercados poderá demitir cerca de 12,5 mil funcionários.

Seguindo no mesmo ramo, a rede Dia entrou em recuperação judicial no último dia 21 de abril. Como uma das medidas de contenção de danos, a rede informou o fechamento de 347 lojas e três centros de distribuição. Ao todo, a empresa conta atualmente com 587 pontos de vendas em todo o Brasil.

A crise financeira está acontecendo até mesmo em grandes empresas reconhecidas no país. Esse é o caso da Casas Bahia, que opera em prejuízo há cerca de dois anos. Em 2023, 55 pontos de venda foram encerrados, resultando na demissão de 8,6 mil funcionários entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário