scorecardresearch ghost pixel



Febrabran faz alerta para brasileiros não imprimirem boletos; veja o porquê

Se você imprime os boletos para poder pagá-los, saiba que você está correndo um grande risco do golpe dos boletos.



A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) emitiu um alerta recomendando que os consumidores brasileiros não imprimam os boletos para realizar o pagamento. Segundo a instituição, pagar as contas por meio do Pix Copia e Cola no aplicativo do banco, evita que os criminosos consigam aplicar golpes. A dica da Febraban foi divulgada após quadrilhas utilizaram vírus para adulterar dados na hora da impressão, como valor e conta que o dinheiro será depositada.

Veja também: Não pague a mesma conta 2 vezes! Cuidado com o ‘Golpe do Reboleto’

Outra dica da Febraban é solicitar que o emissor envie o boleto no formato PDF, dificultando a adulteração do documento. O boleto bancário é um dos meios mais utilizados pelos brasileiros para o pagamento de contas. Em 2023, cerca de 4,2 bilhões de transações foram feiras com boletos, totalizando cerca de R$ 5,8 trilhões movimentados ao longo do ano.

“Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, a recomendação é solicitar que o emissor mande o arquivo no formato PDF, bem mais difícil de ser adulterado, e manter sempre um antivírus atualizado” completou a Febraban em seu site. Antes de realizar o pagamento, os consumidores precisam conferir os dados do banco emissor, evitando golpes do falso boleto.

Uso do Débito Direto Autorizado

Uma das medidas para evitar pagar falsos boletos, é se cadastrar no Débito Direto Autorizado (DDA). Ao realizar o cadastro, o cliente irá receber a versão de todos os boletos que já foram emitidos em seu nome. O serviço utiliza as informações da Plataforma Centralizada de Recebíveis, sistema criado em 2018 pela Febraban em parceria com os bancos.

Por seguir as normas exigidas pelo Banco Central, não há risco do boleto apresentado no DDA ser fraudado por criminosos. Assim, para se cadastrar no sistema, é necessário que o consumidor se cadastre como “pagador eletrônico” na instituição financeira que possui conta. Caso exista alguma cobrança no CPF do consumidor, a ferramenta irá permitir a emissão de um boleto de forma eletrônica, facilitando a quitação do débito.

Contudo, vale ressaltar que o DDA não é o débito automático. Com o DDA, o cliente autoriza que o banco envie uma notificação sempre que um boleto é emitido em seu nome, disponibilizando o documento para pagamento. Porém, o pagamento não é feito de forma automática, sendo preciso que o consumidor realize o pagamento de forma manual.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário