scorecardresearch ghost pixel



Banco Central anuncia vazamento de 46 mil chaves Pix; quem foi afetado?

Desde o surgimento do Pix, este é o sexto vazamento de informações de consumidores com chaves Pix. Entenda quais as consequências!



O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (18) que mais de 46 mil chaves Pix tiveram os dados cadastrais vazados. Desde a criação do Pix em novembro de 2020, este foi o sexto vazamento de informações dos consumidores. Desta vez, o BC informou que o vazamento ocorreu por falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento envolvida.

Veja também: Pix é o culpado pelo Open Finance ainda não ter engrenado? Entenda

As chaves Pix são referentes de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia). O Banco Central informou também que a exposição dos dados impactou apenas as informações cadastrais dos clientes, não alterando a movimentação do dinheiro. Assim, dados confidenciais, como saldos, extratos e senhas, não foram vazados.

A última situação envolvendo a exposição de dados dos consumidores havia acontecido em setembro de 2023, quando 238 chaves Pix da Phi Pagamentos foram divulgadas. Antes dele, 137,3 mil chaves Pix do Abastece Ai Clube Automobilista Payment Ltda. (Abastece Aí) também foram divulgados por erros no sistema.

Compromisso com a transparência

Segundo o Banco Central, não havia a necessidade de informar os clientes devido ao baixo impacto que o vazamento das informações trouxeram. No entanto, a autarquia preferiu divulgar o incidente ocorrido por seu “compromisso com a transparência”. Assim, todos os consumidores que tiveram suas informações vazadas, foram avisados por meio do aplicativo da Phi Pagamentos ou pelo internet banking da instituição.

Ademais, o BC informou ainda que esses são os únicos meios de contato da instituição para informar a exposição das chaves Pix. Com isso, a solicitação é que os clientes desconsiderem avisos enviados por SMS, chamadas telefônicas ou mensagens por e-mail. Conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados, o Banco Central tem uma página para que os cidadãos consultem os incidentes relacionados ao Pix ou aos demais dados pessoais.

Por fim, o vazamento dos dados não significa que todas as informações vazaram, mas sim que ficaram visíveis para terceiros por um breve período. O Banco Central anunciou que o caso será investigado e que penalidades poderão ser aplicadas. Segundo a lei, poderá haver a aplicação de multa, suspensão ou exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário