scorecardresearch ghost pixel



Não jogue bicarbonato nestes 5 pontos da casa ou você se arrependerá

Descubra por que o bicarbonato de sódio, apesar de ser um aliado na limpeza, pode ser prejudicial para certas superfícies e objetos.



Quando o assunto é limpeza doméstica, o bicarbonato de sódio frequentemente aparece. Com a finalidade de ser mais econômico, eficiente e menos tóxico, ele ganhou um espaço garantido nos armários de quem preza por uma casa limpinha sem gastar muito.  Entretanto, por mais que o bicarbonato seja um aliado em diversas situações, existem algumas superfícies e objetos que definitivamente não se dão bem com ele. Isso mesmo! Por trás desse salvador da pátria, esconde-se um potencial vilão para determinados materiais.

Veja também: 3 dicas para tirar toda a energia ruim de casa e deixar o espaço cheio de luz

Portanto, antes de sair por aí espalhando bicarbonato em tudo, é importante saber que seu uso inadequado pode causar mais danos do que benefícios. Algumas superfícies podem ser arranhadas, descoloridas ou até mesmo corroídas pelo poder abrasivo do bicarbonato. Então, para evitar essas situações desagradáveis, é crucial conhecer quais lugares da sua casa devem ficar longe desse pó mágico.

Clarear Dentes com Bicabornato
Clarear Dentes com Bicabornato

1. Cuidado com o mármore: bicarbonato é inimigo

Agora, falando sério: mármore e bicarbonato não combinam. Por quê? O bicarbonato pode ser bem abrasivo para essa superfície tão chique e acabar deixando marcas ou arranhões. Então, antes de sair esfregando, lembre-se que o mármore precisa de cuidados mais suaves. Desse modo, escolha produtos específicos para não ter dor de cabeça depois.

2. Bicarbonato e madeira: não é uma boa ideia

Seguindo a linha, madeira e bicarbonato também não são melhores amigos. A madeira, com sua natureza porosa, pode ser danificada pelo bicarbonato, afetando o acabamento ou a cor. Assim sendo, é melhor optar por óleos ou ceras que protegem e nutrem, sem arriscar a beleza dos seus móveis.

3. Panelas de alumínio: evite ao máximo

Panelas de alumínio, então, nem se fala! O bicarbonato pode reagir com o alumínio e causar uma oxidação, deixando suas panelas manchadas ou até pior. Se a ideia é manter o brilho, melhor buscar alternativas mais seguras.

4. Bicarbonato não é a solução para a prataria antiga

E as relíquias da vovó? Prataria antiga precisa de um trato especial. O bicarbonato, apesar de bom para algumas coisinhas, pode ser agressivo demais e tirar aquele charme vintage. Há métodos específicos para limpar prata que vão preservar a história sem danificar.

5. Espelhos e vidros também se encaixam na lista

Por último, mas não menos importante, espelhos e vidros. O bicarbonato pode deixar resíduos e embaçar a sua visão clara. Há limpadores específicos que dão aquele brilho sem complicação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário