scorecardresearch ghost pixel



Ninguém te entende? Culpa pode ser destes 5 vícios de linguagem

Uma comunicação clara é essencial para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. Veja 5 erros que podem estar te atrapalhando!



A comunicação, seja ela escrita ou falada, tem se demonstrado cada vez mais importante na vida pessoal e profissional de profissionais de todo o mundo. No entanto, um dos motivos que podem atrapalhar em uma comunicação clara e objetiva são os vícios de linguagem. Esses vícios são prejudiciais também para quem esteja buscando por um novo emprego ou para aqueles candidatos de vestibulares e concursos públicos que exijam a redação.

Veja também: CH ou X? 8 palavras que muita gente ainda confunde em pleno 2024

Existem milhares de vícios de linguagem na gramática. Contudo, existem cinco que são mais comuns entre os brasileiros. Assim, é preciso manter a atenção em relação a eles, evitando utilizá-los durante conversas formais e até mesmo na escrita de textos para provas ou ofertas de emprego.

Descarados em tudo: estes signos desinibidos levam todos na conversa
Foto: Shutterstock

1. Cacografia

O termo se refere a erros ortográficos em geral na escrita de palavras, seja por desconhecimento das regras gramaticais ou simples descuido. A cacografia inclui também adições ou troca de letras nas palavras, assim como o uso incorreto de sinais de pontuação e acentos.

2. Cacofonia

Assim como a cacografia, a cacofonia fiz respeito a combinação de sons em uma frase ou expressão que possa gerar um efeito desagradável aos ouvidos. Essa situação pode ocorrer em situações em que as palavras possuem sílabas ou sons semelhantes e são utilizadas na mesma frase. Um exemplo são os conhecidos trava-línguas, que utilizam da cacofonia para gerar a dificuldade na pronunciação das frases.

3. Ambiguidade

A falta de clareza na composição das frases pode gerar mais de uma interpretação na fala dita ou escrita. A ambiguidade pode ser intencional ou não, ocorrendo principalmente pela estrutura da frase ou pelo uso de palavras com amplos sentidos. Outro fator que gera o vício de linguagem é o uso errado de pronomes.

4. Solecismo

O solecismo é conhecido também como erro na conjugação verbal ou na sintaxe da frase. Ou seja, em casos de conjunção incorreta, como “as criança come” ao invés de “as crianças comem”, ou de regência verbal e nominal, é considerado como solecismo.

5. Arcaísmo

Na tentativa de parecer mais culto, muitas pessoas podem cometer o vício de linguagem conhecido como arcaísmo. Ele faz referência ao uso de palavras, expressões ou estruturas linguísticas que caíram em desuso, consideradas como inadequadas em relação à linguagem atual. Assim, até mesmo expressões consideradas populares no passado, como calabouço (prisão), podem ser consideradas arcaicas na atualidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário