Parecem pegadinhas! 4 palavras parecidas, mas com significados distintos

Na língua portuguesa, existem muitas pegadinhas. Veja estas palavras que parecem iguais, mas não são, e melhore a sua escrita.



A Língua Portuguesa é uma das mais complexas do mundo. Isto significa que ela acompanha algumas complicações tanto para os seus falantes nativos como para os estrangeiros que buscam aprendê-la.

Veja também: 5 palavras para incluir no vocabulário e parecer alguém mais inteligente

Entre as dificuldades, a existência de palavras parecidas, assim como sons semelhantes, figuram entre as principais causas de confusão. É do seu interesse entender quais são os enganos mais comuns, para que assim você tenha certeza na próxima vez que for usar estas palavras.

portuguesa
Foto: IIldo Frazao / Getty Images

Língua Portuguesa: saiba diferenciar os sentidos destas palavras parecidas

Este texto abordará diversas palavras que ocasionam dúvidas, seja em relação à sua escrita ou ao significado. Portanto, pegue seu caderno e caneta e comece a anotar.

1. “Cumprimento” ou “Comprimento”?

Temos aqui um exemplo de duas palavras existentes. Entretanto, é válido destacar esses substantivos, pois eles acompanham significados distintos.

“Cumprimento”, por sua vez, refere-se a uma saudação. Ela pode ser feita por meio de gestos, como apertos de mão, ou por palavras.

Por outro lado, “comprimento” diz respeito ao tamanho de um objeto. Pode também ser a distância que se mede de uma ponta à outra.

2. “Acoplado” ou “Aclopado”?

Acoplado é a forma certa. “Aclopado” não existe e, portanto, está errado. A dúvida é, muito provavelmente, em decorrência da similaridade sonora entre as duas palavras, por mais que apenas uma seja real.

Falando de seu sentido, “acoplado” significa fisicamente unido ou ligado, formando um único conjunto, segundo definições de Oxford Languages.

3. Sessão, Secção ou Seção?

Das três palavras ilustradas, todas existem. A primeira delas, “sessão”, simboliza um período dedicado a uma atividade, como uma sessão de cinema ou de uma consulta ao psicólogo.

Por outro lado, “seção” refere-se a uma divisão ou parte de um todo, significando o mesmo que “secção”, que é uma versão mais utilizada no português de Portugal.

4. Iminente ou Eminente?

Entre essas duas palavras, é bem provável que “iminente” seja mais popular. Ela representa que algo está prestes a acontecer. Quando um terremoto está perto de acontecer, por exemplo, diz-se que ele é iminente.

“Eminente”, no que lhe diz respeito, é um adjetivo que designa algo ou alguém que se sobressai, seja pela sua excelência ou pela superioridade, segundo o site Dicio.com.

5. Concerto ou Conserto?

Por fim, a palavra “concerto” é empregada para indicar a existência de uma apresentação ou espetáculo musical. Agora, “conserto”, significa o ato de reparar algo que está danificado ou quebrado.

Continue treinando e tirando suas dúvidas. Assim, você diminui suas chances de errar. Certifique-se também de consultar os dicionários tradicionais. Recomenda-se também a versão de sinônimos. Na dúvida, que tal usar uma palavra com um sentido parecido? Bons estudos!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário