scorecardresearch ghost pixel



5 motivos para não divulgar sua vida pessoal na internet, segundo a psicologia

Mostrar demais o que se vive nas redes sociais pode ser uma armadilha para sua saúde mental.



No mundo atual, cada momento da nossa vida pode ficar registrado para sempre na internet. Basta apertar o botão de “Publicar” no Instagram para ser visto por centenas ou até milhares de pessoas. Privacidade para quê, não é mesmo?

Contudo, segundo estudos relacionados à psicologia, é preciso repensar certos hábitos quando lidamos com o compartilhamento de informações a respeito de nossas vidas. Isso mesmo. Certas coisas devem ser guardadas para si ou, no máximo, reveladas para alguém próximo.

Isso porque o excesso de exposição pode ser crucial para o bem-estar mental. Quem nunca se sentiu bem com a aprovação de um post/Story, após uma enxurrada de elogios, mas que logo em seguida não significam mais nada? Veja por que esse tipo de comportamento precisa de atenção.

Foto: Shutterstock

5 motivos para não sair por aí divulgado sua vida

Confira a seguir algumas dicas baseadas na psicologia que explicam as razões pelas quais você não deve divulgar sua vida pessoal nas redes sociais:

1. Foque na qualidade em vez da quantidade

Segundo a psicologia, devemos adotar o princípio da qualidade, e não o da quantidade, em se tratando de nossas relações interpessoais. Dessa forma, quando você se expõe demais, isso pode provocar o efeito contrário, pois ocorre a perda da autenticidade das relações.

Ter muitos amigos ou seguidores online pode ser positivo; na prática, porém, com quantos deles você estabelece uma relação genuína? Assim, ao equilibrar esse compartilhamento, é possível construir amizades profundas e verdadeiras.

2. Segurança

O ambiente online ainda não é tão seguro quanto muitas pessoas acreditam. Sendo assim, compartilhar informações em excesso pode ser algo negativo, pois criminosos se apoderam dos seus dados para práticas de cyberbullying, roubo de identidade e outros transtornos que podem ser evitados ao compartilhar menos informações nas redes.

3. Sensação de liberdade

A busca pela aprovação dos outros pode ser normal; no entanto, muitas vezes acabamos explicando demais nossas escolhas para eles, o que se torna cansativo após certo tempo.

O desconforto mental que isso causa é grande, segundo a psicologia. Dessa forma, manter algumas coisas para si, sem se preocupar com o que os outros vão pensar, ajuda a viver segundo seus valores de forma leve e libertadora.

4. Evite o estresse de compartilhar tudo

Paz de espírito só é possível quando se compartilha pouco sobre sua vida nas redes sociais. Mostrar demais pode gerar estresses desnecessários. Quando são estabelecidos limites, a sensação de controle é maior e tudo parece fluir da melhor forma.

5. Amizades reais valem mais

Muitas pessoas se preocupam com o número de seguidores que possuem no Instagram. No entanto, essa estimativa online não deve ser usada como régua para medir a autoestima e a popularidade de uma pessoa. Além disso, revelar detalhes íntimos com quem não conhecemos pessoalmente pode gerar mal-entendidos e problemas. Neste caso, menos é mais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário