A higiene pessoal é uma questão que ainda gera dúvida em muitas pessoas. Afinal, existe um jeito certo de se limpar após usar o banheiro? Muitas pessoas, sobretudo mulheres, estão recorrendo aos lenços umedecidos ao saírem de casa, pois este é um item versátil quando o assunto é limpeza íntima.
Entretanto, o que parece ser apenas um item de conforto pode trazer problemas para a saúde e também para o meio ambiente. Sob o ponto de vista ambiental, os lenços umedecidos não se biodegradam facilmente como o papel higiênico.
Quando descartados, podem acumular-se nas tubulações e estações de tratamento, gerando bloqueio no processo de tratamento. Mas, afinal, os lenços umedecidos devem ser proibidos na higiene pessoal? O papel higiênico seria a única opção?
Lenço umedecido e higiene íntima
Além da questão ambiental, é preciso analisar o impacto dos lenços umedecidos para a saúde. Segundo uma análise feita pela organização ambiental Women’s Voices for Earth (WVE), este item contém uma mistura de produtos químicos que pode afetar a saúde, provocando coceira, queimação, irritação, reações alérgicas e até erupções cutâneas com presença de sangue.
No caso das mulheres, usar lenço umedecido ao limpar a vulva pode alterar o pH vaginal, essencial para a saúde íntima. A recomendação dos médicos é que sejam utilizados produtos voltados para esta área mais sensível.
A organização explica que o uso de lenços umedecidos pode aliviar a coceira vaginal; porém, a longo prazo, o hábito pode piorar dermatites, provocando mais coceira e dor. Neste caso, ao sinal dos primeiros sintomas e incômodos, o ideal é buscar ajuda médica para obter o melhor diagnóstico.
Qual a melhor maneira de se limpar após usar o banheiro?
A ciência revela que o uso de água é o método de limpeza mais eficaz para a saúde íntima, tanto de homens quanto de mulheres. De acordo com um estudo publicado no Journal of Water Health, as pessoas que utilizam água para se limpar após usar o banheiro possuem até onze vezes menos germes do que as pessoas que utilizam apenas papel higiênico ou lenço umedecido.
Apesar de ser uma escolha prática, principalmente quando estamos fora de casa, o uso do papel higiênico levanta questões relacionadas ao meio ambiente. A fabricação deste item de limpeza pessoal requer um grande número de árvores, cerca de 384 por pessoa ao longo da vida. Ele também contém produtos químicos nocivos, conhecidos como substâncias per e polifluoroalquiladas.
Portanto, para especialistas em saúde, a recomendação de higiene íntima é priorizar a água sempre que possível. Além disso, recomenda-se evitar lenços umedecidos, sobretudo em excesso, principalmente aqueles com fragrâncias mais fortes. Caso a única opção seja o papel higiênico, deve-se priorizar os produtos feitos por empresas que trabalham de forma sustentável.