scorecardresearch ghost pixel



Ciclo rápido da máquina de lavar! Pense 4 vezes antes de utilizá-lo

A lavagem rápida da máquina pode ser uma mão na roda em certos casos, mas em outros, ela se torna um grande problema.



Cuidar roupa era para ser algo simples e corriqueiro, porém, o jeito como você usa a máquina de lavar pode atrapalhar nas finanças e prejudicar a limpeza das peças. Um dos erros que muita gente comete é utilizar o programa rápido da máquina quando se está com pressa.

Conforme explicam os especialistas em lavanderia, a opção de 20 ou 30 minutos de lavagem da máquina pode não ser tão vantajosa quanto aparenta ser. Segundo eles, existem quatro pontos negativos que te farão repensar o uso dessa função no dia a dia.

4 motivos para você repensar o uso do ciclo rápido da máquina de lavar

Especialistas em lavanderia revelam quando não devemos usar o ciclo rápido, seja para poupar suas roupas ou seu bolso:

1. Roupas delicadas em perigo com a função ciclo rápido

O programa de lavagem rápida da máquina de lavar não é recomendado para roupas delicadas, como aquelas feitas de rendas, lã ou seda. Tais tipos de peças necessitam de programas específicos, principalmente aqueles de centrifugação suave. O ciclo rápido pode danificá-las, provocando deformações e até rasgos.

2. Consumo de energia é maior

O tempo de duração do ciclo rápido é em média 30 minutos. Neste curto espaço de tempo, a máquina precisa lavar, enxaguar e centrifugar as roupas, fazendo-a aquecer mais rápido. Dessa fora, o gasto energético do processo é maior em comparação aos ciclos mais longos. O resultado disso será visto na conta de luz.

Foto: Shutterstock

3. Ação contra manchas é ineficaz

Se o intuito é remover manchas resistentes, o programa rápido é uma alternativa ineficaz. Além do alto gasto energético, a baixa temperatura usada no ciclo, por volta dos 30 graus, dificulta a remoção de manchas por completo. Neste caso, manchas difíceis exigem outra programação de lavagem.

4. Roupas muito sujas

Quem espera uma lavagem potente para roupas muito sujas, ou peças que precisam de desinfecção para us, como toalhas, roupas de bebês e lençóis, a lavagem rápida não é recomendada. A rotação rápida e o baixo enxágue acabam deixando resíduos de sabão, sem tirar a sujeira das fibras da forma correta. Pessoas com pele sensíveis podem sofrer com alergias.

Sendo assim, se for optar pelo ciclo rápido, utilize-o apenas em roupas pouco sujas que precisam apenas de uma leve lavagem. Mas se a situação for contrária e as roupas estiverem manchadas, a dica é optar pela lavagem regular.




Voltar ao topo

Deixe um comentário