A previsão do tempo desta semana, entre 27 e 31 de maio, será agitada, com possibilidade de formação de ciclone extratropical, que trará temporais e vento forte, dependendo da região.
No Sul do país, a segunda-feira, 27, se inicia com situação de instabilidade, que pode provocar chuva em todas as áreas. No Paraná, Santa Catarina e grande parte do Rio Grande do Sul, o tempo segue encoberto e chuvoso.
Há um alerta para a formação de um ciclone extratropical próximo à costa, com rajadas de vento na casa dos 75 km/h. No Rio Grande do Sul, o tempo ficará seco e o ar, frio durante toda a semana. Já em Santa Catarina, existe o risco de geada, com os termômetros marcando 0°C. Pode nevar na Serra Catarinense entre terça e quarta-feira desta semana.
Previsão do tempo para as outras regiões
No Centro-Oeste, a segunda-feira será marcada pela presença de chuva fraca e isolada no extremo nordeste de Mato Grosso do Sul, sudeste de Mato Grosso e sul e sudeste de Goiás. Nas demais áreas, incluindo o Distrito Federal, o tempo segue seco e com sol, sem ocorrência de chuva.
Na região Norte do país, pode chover a qualquer hora do dia a partir desta segunda-feira, com chance de temporal no oeste do Acre, litoral do Amapá e Pará, e centro-oeste e noroeste do Amazonas. Pancadas de chuvas podem ocorrer nas demais áreas nos próximos dias.
Por outro lado, no Tocantins, o calor e a falta de chuva estão preocupando os produtores que aguardam a safra do milho. Segundo meteorologistas, não há previsão de chuva para os próximos dez dias na região.
No Nordeste, chove nos próximos dias, com destaque para o litoral pernambucano, com previsão de fortes temporais e tempo encoberto. Também são previstas pancadas de chuva no centro-norte e leste do Rio Grande do Norte, nas áreas centrais do Maranhão e no norte do Ceará e do Piauí.
Chove forte na Zona de Convergência Intertropical. Além disso, o acumulado de cinco dias deve chegar a 40/50 mm no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e norte do Maranhão. Deve chover 20 mm na região leste da Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia, agravando a situação das lavouras de milho, cujo solo já se encontra ressecado em razão das altas temperaturas da região.
Por fim, a previsão do tempo para a região Sudeste aponta tempo encoberto e chuvoso para o início da semana no extremo sudeste de São Paulo. A atenção, contudo, se voltará para a aproximação de um ciclone extratropical que chega na quarta-feira, com ventos acima de 70 km/h. O fenômeno pode provocar temporais e intenso volume de chuva de até 50 mm em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul de Minas Gerais.