scorecardresearch ghost pixel



No Brasil tem neve? 3 lugares do país para quem ama um friozinho

Descubra os encantos gelados em lugares surpreendentes no país tropical.



Apesar de ser um país conhecido por suas praias ensolaradas e florestas tropicais, o Brasil reserva cantinhos especiais onde a neve faz sua aparição, trazendo um charme único e inesperado para essas regiões.

Leia também: Esta região do Brasil corre o risco de se tornar um deserto; veja qual

Para aqueles que sonham em vivenciar a beleza dos flocos de neve sem sair do país, a boa notícia é que existem destinos brasileiros que ocasionalmente são cobertos por esse manto branco, transformando a paisagem e proporcionando experiências invernais memoráveis.

A neve e sua presença no Brasil

A neve, essa precipitação gelada que forma flocos a partir de cristais de gelo, tem o poder de criar paisagens brancas e deslumbrantes.

Sob condições específicas de temperatura e umidade, geralmente em climas mais frios, a neve não apenas transforma visualmente o ambiente, mas também desempenha um papel vital no ecossistema, auxiliando na regulação do nível de água em rios e lagos.

O Brasil reserva algumas surpresas quando o assunto é neve, mesmo sendo um país claramente tropical. Conheçamos três cidades onde esse fenômeno pode ser testemunhado, proporcionando uma experiência única e encantadora.

  1. Gramado – Rio Grande do Sul
Imagem: Turismo de Gramado/Reprodução

Conhecida por seu charme europeu, Gramado é um destino queridinho para quem busca experiências únicas no Brasil. Além de sediar o famoso “Natal Luz”, a cidade possui uma arquitetura encantadora, gastronomia rica e diversas atrações culturais e de lazer.

Embora a neve não seja uma visitante frequente, sua presença ocasional transforma Gramado em um cenário ainda mais especial, criando uma atmosfera de inverno encantadora.

2. Bom Jardim da Serra – Santa Catarina

Imagem: Wiki Commons/Reprodução

Localizada na deslumbrante Serra Catarinense, Bom Jardim da Serra é abençoada não apenas pela exuberância de sua natureza, mas também por visitas ocasionais da neve.

A região, conhecida por seus cânions e cachoeiras, ganha uma aura ainda mais mágica sob um manto branco. O Mirante da Serra do Rio do Rastro é um ponto imperdível, oferecendo vistas espetaculares que se transformam completamente quando cobertas pela neve.

3. Urupema – Santa Catarina

Imagem: Quora/Reprodução

Denominada como a cidade mais fria do Brasil, Urupema é um verdadeiro paraíso para os amantes do frio. Além de experimentar a neve, os visitantes podem testemunhar o fenômeno do sincelo, onde cristais de gelo se formam ao redor das árvores, criando uma paisagem que parece saída de um conto de fadas. Urupema oferece uma experiência única para aqueles que buscam o clima gelado brasileiro.

Se você está em busca de uma aventura invernal sem sair do Brasil, esses destinos oferecem o ponto de partida perfeito para explorar os encantos gelados que o país tropical também pode proporcionar. Então, prepare-se para sentir o frio e a magia da neve em terras brasileiras.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário