scorecardresearch ghost pixel



Com certeza ou concerteza? Descubra por que tanta gente erra

Bateu uma dúvida na hora da escrita? Com certeza, ou "concerteza", a insegurança pode ter surgido pela falta de conhecimento de algumas regras. Veja qual a maneira correta da escrita.



Você já se deparou com a dúvida: “com certeza” ou “concerteza”? Ela é muito comum para aqueles que estão mais acostumados com a linguagem falada, e menos com a escrita. Seja numa prova de concurso, ou quem sabe até naquele e-mail no trabalho, aprenda o jeito correto e mande embora a sua insegurança ao escrever.

Se você já se fez a pergunta de qual seria a maneira correta, a resposta é: apenas “com certeza” é a forma correta! A outra opção, “concerteza”, é um erro ortográfico que, infelizmente, é muito comum.

Mas por que isso acontece?

São vários os motivos que podem levar à confusão. A começar pela influência da pronúncia coloquial. Em algumas regiões, a pronúncia de “com certeza” se assemelha à de “concerteza”, o que pode levar ao equívoco na hora de escrever, com a impressão de que é tudo junto.

Além disso, a falta de conhecimento gramatical é um fator que amplia os erros. O domínio das regras gramaticais é fundamental para evitar confusões como essa. Assim como o reforço nos hábitos de escrita, já que, com a pressa e a falta de atenção, os erros ortográficos tendem a ser mais comuns, inclusive em palavras simples como “com certeza”.

Para evitar esses erros e escrever com mais segurança e uma boa comunicação, leia muito e estude mais ainda. Domine as regras gramaticais, dedique tempo para fazer exercícios de gramática e esclarecer suas dúvidas.

Ao ler com frequência, você poderá ampliar os seus conhecimentos e, especialmente, o vocabulário. Assim, a tendência é que você se sinta mais familiarizado com a escrita correta das palavras.

Utilize ferramentas de revisão sempre que possível, como os corretores ortográficos e dicionários online, que são aliados poderosos na busca por uma escrita impecável. Outra dica muito importante é ter o costume de revisar tudo o que escreve com atenção para identificar e corrigir erros ortográficos e gramaticais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário