Desvendar se uma pessoa merece a sua confiança pode ser um desafio, pois nem sempre as pistas são claras. Apesar disso, algumas dicas podem ajudá-lo. Prestar atenção a determinados comportamentos permite conhecer melhor a verdadeira natureza de uma pessoa. Veja quais são os sinais de alerta.
É claro que cada pessoa é de uma forma e que, por isso, muitos outros comportamentos devem ser avaliados antes de sairmos julgando os outros como “não confiáveis”. Mas, no geral, existem sinais que se repetem e podem não ser tão evidentes se envolverem o seu sentimento pela outra pessoa. Por isso, essas dicas vão te ajudar.
Sinais de pessoas não confiáveis
Confira a seguir uma lista com seis sinais que podem indicar que alguém não é confiável. São eles:
1- Incoerência entre palavras e ações: quando o discurso é diferente da prática, isso é um forte sinal de falta de confiabilidade. Quebrar promessas ou dizer algo e fazer o contrário acaba com qualquer possibilidade de confiança e prejudica os relacionamentos.
2- Falta de transparência: quando a pessoa evita demonstrar suas reais intenções, isso gera desconfiança. Sem clareza, é difícil saber se ela está realmente comprometida em construir uma relação sólida e confiável com você.
3- Fofoca e falas negativas: falar mal de outras pessoas na sua presença é um claro sinal de que a pessoa provavelmente fará o mesmo sobre você quando você não estiver por perto. Esse comportamento é tóxico e demonstra falta de confiabilidade.
4- Manipulação: existem pessoas que buscam o controle e poder sobre os outros, muitas vezes à custa da liberdade e do bem-estar emocional. Essa manipulação pode ser sutil ou direta. Fique de olho!
5- Segredos em excesso: guardar segredos é normal, mas o excesso ou a falta de reciprocidade pode indicar falta de confiabilidade. Manter muitos segredos pode indicar que ela não confia em você, talvez por não se sentir digna de confiança.
6- Comportamento egoísta: priorizar apenas os próprios interesses é um sinal de baixa confiabilidade. Em momentos de necessidade, essa pessoa provavelmente não vai te oferecer ajuda, colocando seus próprios desejos acima de tudo.
São apenas alguns sinais que merecem a sua atenção. Lembre-se sempre de que a confiança é construída, leva tempo e exige reciprocidade.