Se visitar o mar é o sonho de muita gente, outras vão além e desejam morar na praia para todos os dias aproveitar o que a natureza tem de melhor a oferecer. Mas o fato é que ter o luxo de colocar os pés na areia após uma jornada de trabalho estressante não é barato.
Quem não adoraria viver como em uma cidade do litoral, caminhar pela orla, assistir ao pôr do sol e poder se reenergizar com um delicioso banho de mar? O que parece ser um sonho impossível pode se tornar realidade, pois existem cidades de praia onde o custo de vida é baixo e cabe no orçamento.
O que levar em conta para entender o custo de vida de uma cidade?
Mudar de cidade é uma decisão que exige bastante planejamento, principalmente o financeiro. Para entender se seu salário conseguirá acompanhar os preços do lugar, a primeira coisa a fazer é avaliar o custo de vida local. Esse passo será a régua usada para medir a quantidade de dinheiro necessária no orçamento mensal para garantir uma sobrevivência digna.
Moradia, transporte e alimentação são alguns dos itens que devem ser considerados na balança. Além deles, outros como saúde, farmácia, gastos de emergência e, claro, lazer. Se for morar de aluguel, a dica é pesquisar em sites de imobiliárias e anúncios nas redes sociais para ter uma ideia do valor cobrado.
Além disso, é importante entender quais são as necessidades e demandas mais comuns dos moradores, como o preço da passagem de ônibus. Se possível, entre em contato com pessoas que já moram na cidade escolhida antes da mudança.
Qual cidade do litoral é a mais barata para viver no Brasil?
Segundo sites de viagens e hospedagem, a cidade do litoral brasileiro mais “barata” para se viver é Maragogi, localizada no estado de Alagoas. O local é um dos mais bonitos do país, com praias de areia branca e mar cristalino.
Maragogi (Foto: Reprodução)
Apesar de ser um pouco isolada, com ares de praia deserta, a cidade vem recebendo investimentos em infraestrutura e políticas públicas para auxiliar no desenvolvimento da região. Além disso, um aeroporto está sendo preparado para facilitar a locomoção de turistas e moradores.
Por fim, além de Maragogi, existem outras opções de cidades litorâneas consideradas de menor custo para quem deseja morar na praia. São elas: Itacaré (BA), Ubatuba (SP), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB), todas com grandes chances de entrar no radar de destinos com praia para morar.