scorecardresearch ghost pixel



9 praias de água doce no Brasil para quem não é fã do sal do mar

Para quem não suporta o sal da água do mar, conheça aqui algumas opções de praias de água doce no Brasil. Saiba mais sobre cada uma delas.



Se você é um amante das praias, mas o sal do mar e o ar da maresia não lhe agradam, o Brasil tem diversas opções espalhadas de norte a sul do país: as praias de água doce.

Veja também: Agentes de turismo contam tudo: os 5 erros mais comuns dos viajantes

Sobretudo porque elas oferecem uma alternativa encantadora, com areias fofas, natureza exuberante e banhos revigorantes, sem a sensação de grude causada pelo sal. Confira abaixo uma seleção de destinos de água doce que prometem encantar os viajantes em busca de novas experiência.

1. Água doce em Santa Catarina: Guarda do Embaú

Foto: Bruno Sartorato / Getty Images

A cerca de 60 km de Florianópolis, Guarda do Embaú é conhecida por suas praias oceânicas e também pela presença de um rio, onde os visitantes podem desfrutar de momentos relaxantes à beira da água.

2. Praias de água doce em Tocantins: Jalapão

Prainha do Rio Novo – Foto: Tripadvisor

Além das cachoeiras deslumbrantes e das dunas douradas, o Jalapão, em Tocantins, oferece também praias fluviais como a Prainha do Rio Novo. Aqui, os visitantes podem desfrutar de águas refrescantes e mergulhar para observar a vida subaquática com snorkel.

3. Lajeado

Foto: Turismo no Tocantins

Ainda pouco explorado, Lajeado, a cerca de 60 km de Palmas, apresenta algumas das praias de água doce mais deslumbrantes do país. Destaque para a Praia do Segredo, que oferece uma cena digna de um quadro, com águas calmas, areias claras e um cenário montanhoso ao fundo.

4. Praia do Paredão

Foto: Tripadvisor

Localizada a aproximadamente 75 km de Palmas, a Praia do Paredão é um tesouro do Tocantins, com sua faixa de areia branca e águas mornas do rio Tocantins. Este é o destino perfeito para os amantes da natureza que buscam um ambiente selvagem e pitoresco.

5. Praia de água doce no Pará: Alter do Chão

Foto: susanwaughon / Getty Images

Alter do Chão, no coração do Pará, é reverenciado por suas praias fluviais espetaculares, especialmente ao longo do rio Tapajós. A Ilha do Amor, com sua areia clara e barracas de comida, é um destaque imperdível. Não deixe de testemunhar o pôr do sol mágico na praia da Ponta do Cururu.

6. Praia de água doce na Bahia: Caraíva

Foto: Claudia Milandra / Getty Images

Apesar de ser conhecida por suas praias oceânicas deslumbrantes, Caraíva, na Bahia, também oferece a opção de desfrutar de praias fluviais ao longo do rio Caraíva. Alugue uma cadeira e guarda-sol e desfrute do espetáculo do pôr do sol no final do dia.

7. Praias de água doce em São Paulo: Ubatuba

Praia de Itamambuca – Erich Sacco / Getty Images

Conhecida por suas praias oceânicas deslumbrantes, Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, também oferece praias de água doce, como a área da Praia de Itamambuca. Assim, rodeada pela exuberante Mata Atlântica, é o local perfeito para relaxar em meio à natureza.

8. Praias de água doce no Maranhão: Lençóis Maranhenses

Foto: Mariana D.Moraes / Getty Images

Já os Lençóis Maranhenses impressionam com suas dunas e lagoas de água doce, oferecendo uma paisagem verdadeiramente deslumbrante. Entre os meses de maio e setembro, as lagoas atingem o auge de sua beleza, tornando este destino um paraíso para os amantes do ecoturismo.

9. Praia de água doce na Paraíba: Barra de Gramame

Foto: Renato Santos / Getty Images

Por fim, a Barra de Gramame, próxima a João Pessoa, oferece um cenário espetacular onde o mar encontra o rio, proporcionando momentos de serenidade e tranquilidade. Afinal, as partes calmas do rio são ideais para um refrescante mergulho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário