scorecardresearch ghost pixel



Fim da “mamata”? McDonald’s pode acabar com refil de refrigerantes

Rede de fast food vira alvo de ataques após anunciar decisão polêmica. Entenda o caso.



O McDonald’s é uma das redes de fast food mais famosas do mundo. No Brasil, a marca possui forte presença nos estados desde sua chegada, em 1979. Com milhares de lojas, entre restaurantes, quiosques e McCafés, a companhia consolidou-se como a queridinha dos brasileiros no segmento.

No entanto, uma nova polêmica está dando o que falar nas redes sociais, gerando inclusive revolta em muitos clientes. Na última semana, o McDonald’s anunciou que pretende acabar com as máquinas de bebidas self-service, de refil, até o ano de 2032. A medida será aplicada em todas as unidades da franquia da rede de fast food.

Dias contados para os refis em restaurantes do McDonald’s

A decisão de colocar um fim aos refis de refrigerantes aconteceu após a rede de hambúrgueres passar por uma queda no consumo de seus produtos e, consequentemente, nas vendas. A culpa pode ser atribuída ao aumento no preço dos alimentos. Dessa forma, o McDonald’s tenta reduzir os custos sem perder seus lucros.

A empresa é conhecida por oferecer ao cliente a opção de encher o próprio copo de refrigerante nas máquinas que ficam expostas nos restaurantes. Esse hábito, que nasceu nos Estados Unidos, está gerando revolta entre os frequentadores, que dizem não abrir mão do refil quando decidem comer no McDonald’s.

Se isso acontecer, é possível que ocorra uma queda nas vendas, uma espécie de boicote. Na “Terra do Tio Sam”, a prática de encher o copo de refrigerante quantas vezes quiser já se tornou parte da cultura, mas agora está ameaçada com a nova decisão do McDonald’s.

Foto: Patcharaporn Puttipon4289/Shutterstock

Rede de fast food não é a única

Além do Méqui, apelido dado à rede pelos brasileiros, outra rede de fast-food também está adotando medidas de corte de gastos para repelir a queda no consumo. Trata-se da mexicana Chipotle.

Recentemente, a empresa foi alvo de ataques nas redes sociais após um influenciador do TikTok visitar o local e notar que a comida estava sendo servida em quantidade menor do que antes. Essa foi a gota d’água para a empresa começar a sofrer queda nas vendas.

É importante dizer que os norte-americanos, diferentemente dos brasileiros, consomem fast food justamente porque este tipo de alimento é mais barato. Portanto, a decisão do McDonald’s de acabar com os refis de refrigerante pode gerar grande repercussão no mercado, influenciando até mesmo a próxima eleição presidencial do país.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário