O WhatsApp é um excelente aplicativo para enviar mensagens, fotos, vídeos, links, documentos e outros arquivos de maneira rápida. Apesar de sua popularidade no Brasil, o número de golpes envolvendo o mensageiro tem crescido exponencialmente nos últimos anos.
O mais recente envolve o botão de compartilhamento de tela, que inicialmente pode parecer inofensivo, mas, na verdade, esconde um grande risco aos seus dados bancários. A armadilha desta vez está disfarçada de suporte técnico.
Novo golpe do WhatsApp para roubar dados bancários
O novo golpe do WhatsApp está chamando a atenção de entidades bancárias que já relataram casos de roubo de dinheiro das contas de seus clientes por meio da função de compartilhamento de tela.
Funciona assim: criminosos entram em contato com o usuário por meio de videochamadas, passando-se por bancos ou marcas famosas. O motivo do contato é oferecer suporte ou algum tipo de “benefício” à vítima. Quem possui o WhatsApp Business está mais suscetível a cair nesse tipo de arapuca.
Foto: Shutterstock
Como acontecem os golpes no WhatsApp?
Para se prevenir da nova armadilha que criminosos aplicam no WhatsApp, é bom entender melhor como ela acontece na prática. Confira:
- Bandidos entram em contato via WhatsApp se passando pelo seu banco. Geralmente eles utilizam a foto e o nome do perfil de forma idêntica. Somente o telefone será diferente.
- Durante a conversa, os golpistas dizem que houve um “erro” com a conta bancária e que uma cobrança retida precisa ser feita.
- A partir daí, os criminosos solicitam que o suporte seja feito por videochamada. Eles também tentarão convencer a vítima a ativar o compartilhamento de tela para identificar qual é o “suposto” problema.
Bandidos solicitam que usuários ativem a função de compartilhamento de tela durante o golpe (Foto: Reprodução)
- Agora, vem a pior parte: assim que o cliente acessa o app do banco e digita o usuário e a senha, os criminosos gravarão a tela com todos os códigos que garantem o acesso à conta para roubar todo o dinheiro.
Ciente desse risco, é importante deixar gravado que nenhuma entidade bancária solicita os dados de acesso aos clientes, seja por e-mail, SMS ou mesmo WhatsApp. Se receber alguma ligação suspeita, recuse-a e vá ao banco para descobrir o que de fato está acontecendo.