A Receita Federal realiza leilões de itens apreendidos e abandonados como parte de suas atividades de fiscalização e controle. Esses itens podem incluir produtos que foram apreendidos por infrações fiscais, contrabando, descaminho ou abandono em recintos alfandegários. Veja quais são os aparelhos disponíveis no atual leilão da Receita.
O objetivo desses leilões é recuperar parte dos valores devidos aos cofres públicos, além de liberar espaço nos depósitos e promover a destinação adequada dos bens apreendidos.
Essa prática também pode servir como uma forma de dar uma segunda chance a esses itens, permitindo que sejam adquiridos por novos proprietários por meio de um processo legal e transparente.
Desta vez, a Receita Federal está leiloando um lote com três MacBooks (dois Pro e um Air) pelo lance inicial de R$ 2.000. Tem ainda no lote um iPhone 12 Pro Max de 512 GB e uma câmera de videoconferência. O lote faz parte de um total de 245 itens disponíveis no leilão, que inclui eletrônicos, artigos automotivos, joias e muito mais.
Por se tratar de lances iniciais, o valor de R$ 2 mil é apenas o mínimo no leilão. Por isso, ao final, os produtos podem ser adquiridos por um preço superior a esse, dependendo do interesse dos participantes. O leilão começa no dia 23 de maio.
Saiba como participar
Se você deseja participar do leilão da Receita Federal, siga as etapas a seguir:
- Acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) (https://cav.receita.fazenda.gov.br/) e siga as instruções.
- Tenha em mãos uma conta Gov.br de nível Prata ou Ouro.
- Faça suas propostas entre 23 e 27 de maio.
- Participe da rodada de lances em 28 de maio.
- Retire os itens arrematados em até 30 dias do local de armazenamento.
O leilão eletrônico é uma maneira de garantir maior praticidade e segurança, com uma oferta de variedades de produtos, preços mais acessíveis do que os valores praticados no mercado, além de participação aberta, na qual pessoas físicas e jurídicas podem participar.