Muita gente ainda faz errado! Este é o melhor jeito de guardar tomates para mantê-los perfeitos por até 10 dias

Aprenda o jeito correto de armazenar os tomates e garantir que a fruta fique sempre no melhor estado para o consumo. Saiba quais cuidados você deve ter.



Um truque simples e pouco conhecido garante que você tenha tomates frescos por até 10 dias, sem comprometer o sabor. Se você já tentou de tudo, mas até agora não conseguiu esse resultado, saiba exatamente o que deve fazer. Para a surpresa de muitos, o segredo está no caule.

Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas, se você quiser tomates frescos, tudo o que precisa fazer é aplicar uma fita adesiva no caule. Isso mesmo! Esse truque é simples, porém muito eficaz.

O que acontece é que, ao usar a fita, você cria uma barreira protetora, reduzindo o crescimento de fungos e bactérias, e prolongando a vida útil do seu tomate em até 10 dias. Se os tomates já estiverem maduros, a fita pode ajudar a retardar o amadurecimento excessivo e preservar o sabor por mais tempo.

Outro cuidado é evitar colocar o tomate na geladeira. A dica funciona se você deixar a fruta em temperatura ambiente, longe da luz solar direta. O frio da geladeira pode afetar a textura, a cor e até mesmo os nutrientes do tomate. Viu só quanta coisa você fazia certamente errado?

Mais dicas para tomates sempre frescos

Se quiser conservar os tomates frescos por mais tempo, evite os sacos plásticos. Opte por um local arejado para que seus tomates respirem, podendo ser em alguma fruteira, por exemplo. Outra dica é deixar a fruta de cabeça para baixo, para evitar o acúmulo de água e apodrecimento.

Mais um erro comum é lavar os tomates antes de guardá-los. Não faça isso! A umidade pode acelerar a proliferação de fungos, o que é um dos motivos pelos quais você deve evitar tal prática. Portanto, lave-os somente antes de consumir, pois assim a fruta ficará ainda melhor, garantindo que você aproveite tomates frescos e saborosos por muito mais tempo.

Caso perceba que os tomates estão maduros, evite o desperdício. Corte e congele-os, em pedaços ou descascados e sem sementes, permitindo assim que você faça molhos, os use em sopas e ensopados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário